Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Nelson Mandela: relembre os filmes sobre o ex-presidente da África do Sul

Confira os filmes sobre o ex-presidente da África do Sul - que se tornou um ícone na luta contra a segregação racial - e relembre os atores que já interpretaram o líder no cinema!

CARAS Online Publicado em 05/12/2013, às 20h02 - Atualizado em 17/05/2019, às 09h54

Relembre os atores que já deram vida a Nelson Mandela nos cinemas - Fotomontagem
Relembre os atores que já deram vida a Nelson Mandela nos cinemas - Fotomontagem

Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira, 5, aos 95 anos, após complicações pulmonares. Ele estava em sua residência, em Johannesburgo, e estava em estado crítico desde que foi transferido do hospital. 

+ Internado, Nelson Mandela completa 95 anos. Veja fotos marcantes de sua vida!

Mandela ficou conhecido mundialmente por sua batalha pela liberdade até se tornar o presidente da África do Sul. A história dramática – e vitoriosa – do líder determinado a mudar o seu país, que chegou a passar 30 anos na cadeia, foi contada por diversas vezes em filmes e documentários.

Astros como Morgan Freeman e Dennis Haysbert já interpretaram o ícone da luta pela igualdade racial nos filmes Invictus, de 2009, e Goodbye Bafana, de 2007, respectivamente.

Confira abaixo a filmografia sobre Nelson Mandela com uma breve sinopse de cada produção!

1. Longo Caminho para a Liberdade - cinebiografia com as memórias de Nelson Mandela, com registros da infância até a liderança política e passando pelos anos em que o líder atuou na clandestinidade. No longa, cujo elenco é formado em grande parte por atores sul-africanos, Mandela é interpretado pelo ator britânico Idris Elba. O filme, que é inspirado no livro Longo caminho para a liberdade, de 1994, recebeu a autorização de Madiba, apelido de Mandela , para ser rodado.  

2. Mandela: Son of Africa, Father of a Nation - O documentário produzido por Jonathan Demme e dirigido por Jo Menell retrata a comovente história de Nelson Mandela contra a opressão racista em sua terra natal e como ele deixou de ser um combatente político livre para se tornar um prisioneiro político, herói mundial e presidente da África do Sul após o apartheid.

3. Madiba: The Life and Times of Nelson Mandela -  O filme biográfico mostra o fim do apartheid e a instauração da democracia eleitoral na África do Sul conduzida por Nelson Mandela. O filme é repleto de aventura, contra-tempos e remonta a inesgotável força de Mandela para a conquista do bem comum. 

4. Reconciliação: o Milagre de Mandela – O documentário conta como Nelson Mandela evitou o derramamento de sangue ao conduzir o país à democracia. O filme, dirigido por Michael Henry Wilson, conta com depoimentos de Desmond Tutu, Frederik de Klerk, Ahmed Kathrada, Francois Pienaar e Clint Eastwood. 

5. Invictus – Filme dirigido por Clint Eastwood baseado no livro Playing the Enemy: Nelson Mandela. O longa, estrelado por Morgan Freeman, conta como o presidente recém-eleito da África do Sul resolveu usar a Copa do Mundo de Rúgbi realizada pela primeira vez no país para unir a população que continuava socialmente dividida em decorrência do apartheid.

6. Terrorist Nelson Mandela – O filme de  Peter Kosminsky retrata como se deu a mudança do jovem que se tornou o líder que conduziu a transição pacífica da África do Sul.

7. Remember Mandela! – O documentário feito 1988 conta o período de vida de Nelson Mandela na prisão e como ele se tornou um símbolo de resistência na luta em prol dos direitos humanos.

8. Goodbye Bafana – O filme protagonizado por Dennis Haysbert conta a história de um carcereiro sul africano cuja vida foi profundamente transformada ao ficar encarregado de espionar um prisioneiro negro. O homem em questão era Nelson Mandela.