Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

A maldição do Superman: Henry Cavill conseguirá dar fim a superstição?

Redação Publicado em 14/06/2013, às 09h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Henry Cavill conseguirá dar fim a "maldição" do Superman? - Fotomontagem
Henry Cavill conseguirá dar fim a "maldição" do Superman? - Fotomontagem

Em Homem de Aço, Henry Cavill veste o famoso uniforme azul com capa vermelha,  sobrevoa o planeta com a maior facilidade, ergue edifícios com as próprias mãos e  derrota um exército intergaláctico. Tudo isso sem despentear sequer um fio de  cabelo ou então um míninimo arranhão no queixo. Mas... será que ele irá sobreviver  à "maldição do Superman"?

+ Reveja os atores que fizeram o Clark Kent no cinema!

Novo Super-Homem foi considerado o ator mais azarado de Hollywood. Saiba o motivo!

O histórico de "adversidades" remonta a George Reeves, o primeiro ator a retratar o super herói nas telonas, em Superman and the Mole Men, de 1951, até o último galã a fazer o papel,  Brandon Routh, em Superman – O Retorno, de 2006. A superstição que permeia em Hollywood ainda envolve o ator Tom Welling, que deu vida a Clark Kent na série Smallville, da Warner, em 2011.

Do pequeno grupo que encarnou o herói de Krypton, um morreu pouco tempo depois, outro ficou paralisado após um grave acidente, e todos os demais têm sido incapazes de se dissociar do papel para enfim chegar ao topo da carreira sem a ajuda, digamos, de poderes extraterrestres. Pela lógica nada otimista, Cavill está condenado. Ainda assim, muitos se perguntam se ele será o ator que finalmente conseguirá quebrar a maldição do Superman.

+ Henry Cavill, o novo Super-Homem, diz que era chamado de gordo na infância

Histórico da maldição

Após estrelar Superman and the Mole Men, George Reeves continuou a salvar o mundo e a amada Lois Lane na série de televisão As Aventuras do Superman.  O programa foi exibido de 1952 a 1958 e Reeves nunca foi capaz de convencer o público a levá-lo a sério como qualquer outro personagem que não fosse o Homem de Aço. Ele chegou a fazer um sargento em  A Um Passo Da Eternidade, mas o fato é que os espectadores não aprovaram o então super-homem no campo de guerra.

"Se há alguma verdade sobre essa maldição, é porque estamos falando sobre um dos personagens mais icônicos criado nos Estados Unidos", considerou  Scott Meslow, editor da The Week. "Quando você faz um papel como esse, o risco que você carrega é o de não conseguir outro personagem", continuou.

Reeves levou um tiro e morreu em 1959, apenas um ano depois do fim das Aventuras do Superman. Sua morte foi considerada um suicídio, embora até hoje continuem as teorias de que na verdade se tratou de um assassinato.

Christopher Reeve teve uma carreira bem sucedida após o filme Superman, de 1978, mas que foi brutalmente interrompida por conta de um acidente quando estava montado em um cavalo, em 1995, que o tornou tetraplégico. Até o fim da vida, ele foi considerado o ex-Super Homem que se dedicou à filantropia.

Duas décadas se passaram para que um novo ator, Brandon Routh, vestisse a capa vermelha. Mas, o voo de Routh como Superman durou pouco tempo, pois a crítica considerou o longa Superman – O Retorno um fracasso. Há ainda Dean Cain, de Lois e Clark, e Tom Welling, de Smallville. Ambos permanecem tão ligados ao papel que ainda são reduzidos como os ex-atores que fizeram Superman e nada mais.

Os defensores da temida maldição sustentam seus argumentos com a menção dos atores que retrataram outros super-heróis como Batman, Homem-Aranha e Homem de Aço. Segundo eles, há uma grande diferença dos intérpretes desses personagens para os astros que fizeram o Super-Homem. Em relação ao Homem de Aço, sempre foram escolhidos atores pouco conhecidos do público.

Agora resta esperar para ver se Henry Cavill irá conseguir frear a maldição do Super Homem. Pelo menos, no que depender do sucesso das sessões de pré-estreia do filme, tudo indica que será bem sucedido – ao contrário de Superman – O Retorno. O lançamento do longa é nesta sexta-feira, 14.

George Reeves, o primeiro Superman

Christopher Reeve

Brandon Routh 

Tom Welling

 Henry Cavill