Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba quais são os mitos e verdades sobre a queda de cabelo

Estresse e excesso de tratamentos químicos podem ser os culpados pela grande perda de fios diariamente. Dermatologista explica as principais causas

Luiza Camargo Publicado em 05/02/2015, às 18h45 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Queda de cabelo feminina - Shutterstock
Queda de cabelo feminina - Shutterstock

Queda de cabelo é um problema que quase sempre perturba as mulheres em alguma fase da vida. Estresse e excesso de produtos químicos podem ser os culpados por esse fenômeno.

“A queda de cabelo pode ser difusa: por calvície, por causas externas (pós parto, anemia, distúrbio nutricional, emagrecimento, stress e doenças inflamatórias crônicas. Pode ser localizada: sendo a principal causa uma doença chamada alopecia aerata ou pode ser uma queda por quebra como em quem faz uso excessivo de processos químicos no cabelo (alisamento e/ou descoloração) ou  uso de cosméticos inadequados”, revela a Dra. Marina de Souza Barletta, Dermatologista da Clínica Mais Excelência Médica, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com especialização na área de tricologia pela USP.

Porém, na cultura popular, muita gente acredita que coisas banais, como dormir de cabelo molhado, pode estimular a perda dos fios. Para esclarecer quais são os mitos e verdades sobre este problema, a dermatologista esclareceu as principais dúvidas; confira

Lavar o cabelo todos os dias provoca a queda dos fios: MITO. É pior deixar de lavar porque pode causar ou piorar um quadro de dermatite seborreica (caspa). O ideal é lavar o cabelo de acordo com o seu tipo de cabelo. Exemplo para quem tem cabelo oleoso ou pratica esportes todos os dias o correto é lavar todos os dias com produtos adequados.

Dormir de cabelo molhado aumenta as chances de queda: MITO. Dormir de cabelo molhado não altera a saúde dos fios, porém a umidade pode levar a proliferação de micoses e fungos e piorar a caspa.

Cloro: MITO Na verdade, o que causa o esverdeamento dos cabelos loiros não é o cloro e sim o sulfato de cobre, que é um algicida que evita a proliferação das algas nas piscinas. O problema é que este composto tem uma coloração esverdeada e quem faz descoloração no cabelo tem as cutículas mais abertas, então o pigmento penetra nos fios e deixa os cabelos mais esverdeados.

Escova e chapinha causam queda: DEPENDE. Tanto a escova como a chapinha podem quebrar os fios se forem feitas excessivamente. Mas se usar produtos para proteger os fios, este problema pode ser minimizado.

Estresse pode desencadear o problema: VERDADEIRO. O estresse é um grande desencadeador porque faz o corpo produzir substâncias químicas que interferem no crescimento dos cabelos.

Anticoncepcional ou vitamina A misturados ao xampu combatem a queda e fazem o cabelo crescer. MITO. Nenhum desses modismos funciona, pois eles não penetram nos fios ao serem aplicados externamente.

Perder mais de que 50 fios por dia é perigoso: MITO. Em média, por dia, perde-se de 70 a 100 fios pelo ciclo normal do cabelo. Porém, este valor não é fixo. Então, caso a paciente repare que está caindo mais fios que o normal ou que o cabelo está ficando mais ralo ou rarefeito ou que perdeu cabelo de uma área localizada, deve procurar o dermatologista para avaliação.