CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Sem glúten: os benefícios e os riscos da dieta que é sucesso entre as famosas

Ísis Valverde, Juliana Paes e Miley Cyrus são algumas das estrelas que decidiram cortar esta proteína encontrada em bolos, pães e massas. Veja outras 7 famosas que são adeptas deste cardápio mais saudável

Luiza Camargo Publicado em 11/11/2013, às 16h02 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Famosas são fãs da dieta sem glúten - Divulgação
Famosas são fãs da dieta sem glúten - Divulgação

Sucesso entre as famosas, a dieta sem glúten se transformou em uma grande aliada na busca pelo peso ideal e o corpo em forma.  Mas, pessoas saudáveis, não devem segui-la de maneira radical, já que ela é indicada principalmente para portadores da doença celíaca, ou seja, com intolerância ao glúten. Ísis Valverde, por exemplo, descobriu na adolescência que tinha a doença e, desde então, não come mais biscoitos, pizzas e massas, entre outras coisas.

O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, malte, cevada e centeio. Este nutriente está presente em alimentos como massas, pães, biscoitos, bolo e pizza. Todavia, esta dieta deve ser seguida, principalmente, por portadores da doença celíaca ou dermatite herpetiforme”, afirma a nutricionista Bianca Souza Maria.

+ Circuitos: saiba tudo sobre o treino que alterna musculação e aeróbico e deixa o corpo em forma

+ Assistentes de palco do Caldeirão do Huck contam como conquistaram uma barriga tanquinho e dão dicas de boa forma

Mas, retirar o glúten do cardápio, pelo menos uma boa parte dele, é bom pois a maioria dos alimentos que possuem o nutriente são ricos em calorias.

É importante ficar claro que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que contêm este nutriente, como é o caso de pães, cervejas, biscoitos, pizzas e bolos. Sendo assim, essas pessoas que emagrecem retirando o glúten da alimentação não estão emagrecendo pela exclusão dessa proteína, e sim, porque o consumo de calorias foi diminuído e somada à mudança de hábitos de vida resulta na perda de peso”, afirma a especialista.

Além disso, boa parte da população tem intolerância a ele e não sabe. Segundo uma pesquisa realizada em 2012 pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, estima-se que a doença celíaca atinja 1 em cada 300 indivíduos, sendo a incidência duas vezes maior em mulheres. Por isso, ao retirá-lo da dieta, a sensação de inchaço, mal estar e dores abdominais podem diminuir muito em algumas pessoas.

Veja 10 famosas que fazem a dieta sem glúten!
.