CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba tudo sobre os benefícios dos florais para a mente e o corpo

Terapeuta floral esclarece as dúvidas e revela curiosidades dessas essências extraídas de flores que trazem benefícios ao organismo

Luiza Camargo Publicado em 14/05/2015, às 17h06 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os benefícios dos florais para a mente e o corpo - Shutterstock
Os benefícios dos florais para a mente e o corpo - Shutterstock

Os florais há anos conquistam homens e mulheres que são fãs destas essências que ajudam o corpo e a mente das pessoas de uma forma leve e gostosa.

Hoje em dia há florais em diferentes formatos, como roll on, hidratantes corporais e sprays de ambientes, por exemplo. Todavia, há pessoas que ainda têm dúvidas de como eles funcionam, quais são seus benefícios e se realmente são eficazes. Em entrevista à CARAS Digital, Marcia Rissato, terapeuta floral formada pelo Instituto Bach do Brasil e Bach Foundation da Inglaterra, revelou as principais curiosidades e dúvidas em relação aos florais; confira!

1) Medicina dos florais é homeopatia?
"Não. Os florais são essências extraídas de flores de plantas, árvores e arbustos silvestres e são preparador com água pura de uma fonte natural com propriedades curativas. Eles formam um sistema completo de tratamento que atua cuidando do indivíduo  como um todo e não dos sintomas que ele apresenta. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa que os utiliza. Por serem seguros e suaves podem ser tomados por qualquer pessoa, com qualquer idade e inclusive, podem ser dados para animais e colocados em plantas".

2) Podem substituir os remédios alopáticos "tarja preta"?
"Não. Os florais não substituem nenhum tipo de tratamento convencional (homeopatia, alopatia, fitoterápicos), mas podem auxiliar e complementar qualquer tratamento com qualquer um deles".

3) Pode misturar florais com outros remédios?
"Os florais podem ser tomados seguramente, juntamente com qualquer tipo de tratamento. Não se faz “mistura” com outros remédios, contudo, podemos tomar os nossos medicamentos alopáticos, por exemplo, e logo depois, utilizar os florais".

4) É preciso orientação médica ou psicológica ou o consumo é livre?
"Quando se conhece bem o sistema floral, podemos escolher os florais para nosso uso pessoal. Porém, se não temos esse conhecimento, seria bom fazermos um acompanhamento com um terapeuta para que ele nos ajude a entender os processos que estamos vivenciando e, dessa forma, tirar o máximo proveito dos florais".

5) Florais só cuidam dos sintomas emocionais?
"É objetivo dos florais ajudar a pessoa como um todo, e, consequentemente, da forma como ela reage às suas dificuldades. Sendo assim, se uma pessoa apresenta um problema físico, como uma psoríase ou uma artrite, por exemplo, o floral não vai cuidar da psoríase ou da artrite, mas de como a pessoa se sente em relação ao problema apresentado. Neste caso, é preciso avaliar se ela sente raiva, desânimo, resignação, tristeza, etc., e então, indicar qual é o melhor floral indicado para cada caso. Quando cuidamos do aspecto emocional que um determinado sintoma físico desencadeia, estamos ajudando a fortalecer esta pessoa na sua luta contra o problema. Consequentemente, ela terá uma facilidade maior para lidar e vencer a dificuldade apresentada; afinal, uma boa saúde emocional não só apoia como ajuda na recuperação da saúde física".

6) Até quantos florais se pode misturar?
"O ideal é tomar o mínimo possível. Assim, vamos tratando ponto a ponto, de forma a descascar as camadas que encobrem nossas qualidades e, dessa forma, fortalecê-las. Porém, algumas vezes, pode ocorrer de precisarmos de uma quantidade um pouco maior de florais. Neste caso, recomenda-se não passar de 6 ou, no máximo, 7 essências de florais".

7) Como reconhecer um floral original de Bach e um manipulado?
"O floral de Bach Original é encontrado em frascos de 10 ou 20ml, chamados de frasco “stock” ou concentrado  e têm a assinatura Bach estampada em seu rótulo. Um floral manipulado é aquele que é preparado nas farmácias diluído em uma solução de água e conhaque como conservante".

8) Como saber qual o floral certo para o meu tipo de problema?
"É importante conhecer bem a indicação dos florais, para que eles servem. Então, fazemos uma análise do que queremos cuidar e escolhemos as flores mais indicadas. Se ainda não temos esta habilidade, podemos procurar um terapeuta e com a sua ajuda, escolher o que melhor se encaixa naquele momento. O que precisamos ter em mente é que os florais não substituem o tratamento médico, mas podem complementá-lo. E uma vez fortalecidas as qualidades de nossa personalidade, estaremos mais resistentes ao aparecimento de dificuldades".