CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Médico explica mito dos 'chás do emagrecimento' e avalia hábitos alimentares

Em entrevista à CARAS Brasil, o nutrólogo Gustavo Sá desmistificou os mistérios dos famosos 'chás do emagrecimento'

Consumo de chás devem ser somados a dieta saudável e prática de atividade física - Foto: Freepik
Consumo de chás devem ser somados a dieta saudável e prática de atividade física - Foto: Freepik

Apontado muitas vezes como uma solução fácil e rápida para conquistar o corpo dos sonhos, os "chás do emagrecimento" sempre tiveram espaço nas dietas de muitas pessoas. Celebridades e influenciadores digitais frequentemente promovem esses produtos nas redes sociais, criando a ilusão de que basta tomar uma xícara de chá por dia para obter um corpo esbelto e saudável. 

Em entrevista à CARAS Brasil, o nutrólogo Gustavo Sá comentou sobre a popularidade dos chás milagrosos e desvendou o mistério. Segundo o especialista, algumas receitas têm benefícios comprovados, mas precisam estar associadas a hábitos mais saudáveis.

"Nenhum chá de forma isolada ajuda no emagrecimento, o que acontece é que alguns chás apresentam efeitos termogênicos, acelerando o metabolismo e intensificando a queima de gordura, enquanto suas propriedades antioxidantes favorecem o trânsito intestinal. Então para quem gosta e faz o uso, ele vem como um aliado na dieta", explica.

Leia também: Qual a cirurgia plástica mais amada por brasileiros? Especialista explica paixão nacional

Entre as receitas mais populares estão o chá verde, chá de hibisco, chá de gengibre, entre outros. A crença nos chás do emagrecimento pode levar a comportamentos alimentares prejudiciais. Pessoas que buscam resultados rápidos muitas vezes adotam dietas extremas, eliminando grupos alimentares essenciais e comprometendo a ingestão de nutrientes vitais.

Por conta disso, Gustavo destaca que é sempre importante que o primeiro passo para a busca pelo corpo perfeito seja ir a um consultório médico. "Acredito que hoje em sua maioria é a exclusão de grupos alimentares da dieta sem motivos ou um acompanhamento profissional", diz ele, que ainda cita outros tipos de hábitos alimentares que acaba se tornando problemático na vida de muitas pessoas como: açúcar em excesso e baixa ingestão hídrica, além de não consumir frutas diariamente.