Revista CARAS
Busca
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Depilação: conheça os prós e contras de quatro métodos

Os métodos de depilação com linha e laser são indolores, ao contrário do que usa cera, por exemplo. Mas cada um apresenta vantagens e desvantagens. Entenda quatro procedimentos

CARAS Online Publicado em 11/12/2013, às 15h00 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Depilação: conheça os prós e contras de quatro métodos - Shutterstock
Depilação: conheça os prós e contras de quatro métodos - Shutterstock

Se o verão exige roupa curta, o vestuário, por sua vez, exige pernas depiladas. Mas, para não desfilar manchas e alergias por aí, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada método de depilação e escolher o mais adequado para o seu corpo. A seguir, profissionais especializados, como duas esteticistas e uma dermatologista, falam dos métodos com linha, cera quente e laser. Confira!

+ Projeto verão: veja o passo a passo para ter pernas saradas como as das famosas

+ Pele ressecada: veja os riscos e aprenda truques para hidratá-la 

Depilação com linha - Luana Rachele, esteticista da Ophicina do Cabelo

Vantagens: É um dos métodos mais eficazes, já que é indolor e retira o pelo por inteiro, além de não provocar alergias, manchas... Como não é agressiva, a depilação com linha é a mais indicada para quem tem pele sensível ou alergia - mas, nesse caso, o médico deve ser consultado.

Desvantagens: Por ser um método trabalhoso, que não arranca diversos pelos de uma só vez, a depilação com linha é mais cara do que a com cera, por exemplo. O procedimento não é indicado para regiões do corpo com pelos grossos.

Quanto tempo dura a depilação? Cerca de 20 dias.

Depilação com cera quente - Célia  Lima, esteticista e depiladora do Hair's Design Coiffeur

Vantagens: A cera quente consegue dilatar os poros, o que facilita a remoção dos pelos desde a raiz. Em áreas com pelos grossos - como as pernas - o método provoca menos dor. Existem ceras especiais para o rosto com propriedades calmantes.

Desvantagens: A depilação com cera, além de doer, não é indicada para quem faz tratamentos estéticos com ácido, porque pode ferir a pele. Em alguns casos, o método pode provocar manchas. Por isso, o uso de creme e a exposição ao sol após o procedimento não são indicados.

Quanto tempo dura a depilação? A pele demora cerca de 28 dias para se recompor após o procedimento. O ideal é respeitar esse tempo e acompanhar o crescimento dos pelos.

Depilação a laser - Renata Marques, dermatologista da Clínica Dicorp

Vantagens: O método, que é indolor, destrói cerca 80% dos pelos. É que o laser atinge o folículo piloso, onde nasce o pelo. Os pelos atingidos não crescem mais; os demais, enfraquecem e ficam mais claros. Para a região ficar completamente depilada, são necessárias, em geral, seis sessões de depilação.

Desvantagens: A depilação a laser apresenta contraindicações: não pode ser usada em gestantes, pessoas que apresentam doenças como o lúpus eritematoso (que atinge o tecido conjuntivo) e câncer, que fazem tratamento com ácido ou que estejam com a pele bronzeada. O procedimento também pode provocar queimaduras e manchas, dependendo da energia utilizada. É importante pesquisar e buscar recomendações do local onde a depilação será feita antes de submeter-se ao procedimento.

Depilação com lâmina

Vantagens: O método é rápido e prático, já que pode ser feito no banho. A pele precisa estar umida para receber a lâmina. O ideal é que seja lavada com água quente, por 20 minutos no máximo, e sem sabonete. Para ser eficaz, a pele precisa estar saudável e hidratada e ser untada com creme ou gel específico para depilação.

Desvantagens: A lâmina, que precisa ser trocada ao menor sinal de incômodo, pode provocar irritação e cortes na pele. Joelhos, tornozelos e coxas são áreas difíceis de depilar com lâmina.

+ Descubra os segredos de beleza de 50 famosas