Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Chá de hibisco ajuda a emagrecer e protege contra o envelhecimento

Nova sensação do mundo das dietas, o chá de hibisco é saudável, light e gostoso. Nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia fala sobre os benefícios do chá; confira!

Luiza Camargo Publicado em 17/06/2014, às 13h41 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Chá de hibisco - Shutterstock
Chá de hibisco - Shutterstock

 O chá de hibisco é o mais novo “queridinho” das mulheres na luta para perder peso. Além de ser delicioso e docinho, ele acelera o metabolismo, ajuda a reduzir a gordura abdominal, ameniza a retenção de líquido e diminui o colesterol.

“O Hibiscus usado no chá é o Hibiscus sabdariffa. O Hibiscus sabdariffa possui propriedades diuréticas, digestivas e calmantes colaborando para o equilíbrio orgânico. Por ser rico em flavonoides e ácido ascórbico, o hibiscus atua como antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento”, revela a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, mulher do ator Márcio Garcia.

+ Farelo de aveia diminui a barriga e melhora o funcionamento do intestino

Atualmente, é muito fácil achar diferentes versões dos chás em lojas de produtos naturais e supermercados. Há a venda de caixinhas com saches já prontos ou tem como comprar a própria flor de hibiscus desidratada.

A melhor forma de consume é o chá feito da flor de hibiscus desidratada - encontrada em lojas de produto natural. Deixar em infusão com a água quente por 3 minutos. A ingestão diária irá variar de acordo com as necessidades de cada um. De uma forma geral, 2 xícaras de chá ao dia já é um bom começo”, ressalta a especialista.

Outro ponto a favor do chá de hibisco é que ele pode ser consumido por pessoas de todas as idades e tipos físicos, devendo ser evitado apenas por gestantes e mulheres que estão amamentando.
Confira a seguir uma receita de como fazer o chá de hibisco em casa, bem natural e saudável.

Abaixo segue a receita de Chá de Hibisco com frutas vermelhas:

Ingredientes

1 colher de chá de folhas de hibiscos
1 xícara de chá de água mineral
½ xícara de chá de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo, morango ou amora)

Preparo

Em uma panela inox, coloque as folhas de hibiscos e despeje a água mineral. Leve ao fogo, depois que levantar ebulição, deixe ferver por 3 a 5 minutos. Após esfriar, coe e liquidifique o chá com as frutas vermelhas. Sirva gelado.