CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

1 ano após diagnóstico de demência, saiba como o Bruce Willis está

Emma Heming escreveu texto para a 'Sunday Paper' para desabafar sobre as dificuldades de encarar uma nova vida com os cuidados com Bruce Willis

Emma Heming e Bruce Willis - Foto: Getty Images
Emma Heming e Bruce Willis - Foto: Getty Images

Emma Heming Willis, mulher de Bruce Willis, compartilhou e detalhou pela primeira vez a sua rotina e seus sentimentos desde que o astro foi diagnosticado com Demência Frontotemporal. A esposa do ator fez um novo desabafo sobre como vem enfrentando a nova já que a doença não tem cura. 

"A demência frontotemporal (DFT) não oferece muitas opções. Ele pode sugar todo o ar de uma sala. Mas eu fiz uma escolha: recuperar um pouco de energia e bombear oxigênio de volta para nossas vidas, pelo bem de nossas garotas, Bruce e eu", disse ela em seu Instagram.

No texto, divulgado pelo Sunday Paper, Emma comentou sobre como foi importante encontrar uma comunidade com pessoas que passam pela mesma situação e colocar a rotina de Bruce Willis dentro do parecer médico, com tratamento.

"Por mais difícil que tenha sido apresentar o diagnóstico de DFT de Bruce, eu sabia que precisava levantar a minha voz para conscientizar sobre esta doença. O mundo precisa de saber que nem toda a demência é Alzheimer e que nem toda a demência tem impacto na memória", disse, detalhando alguns sinais de comportamento com a demência. "Uma doença como essa, por exemplo, apresenta alterações de comportamento, personalidade, linguagem ou movimento", explicou.

Emma ainda comentou sobre como se sente pensando que Bruce Willis tem condições de seguir o tratamento enquanto outras pessoas regulares não possuem.

"Luto contra a culpa, sabendo que tenho recursos que outros não têm. Quando consigo sair para uma caminhada para clarear a cabeça, não percebo que nem todos os parceiros de cuidados podem fazer isso. Quando o que compartilho sobre a jornada de nossa família e isso chama a atenção da imprensa, sei que existem milhares de histórias não contadas e não ouvidas, cada uma delas merecedora de compaixão e preocupação".

Bruce se afastou dos cinemas em 2022, quando começou a sofrer com um distúrbio de linguagem conhecido como ‘afasia’. Mais tarde, o ator foi diagnosticado com demência frontotemporal. 

O que é demência frontotemporal? 

Conhecida também pela sigla DFT, a demência frontotemporal é um grupo de distúrbios que atingem uma região específica do cérebro chamada lobos frontais do cérebro, ou seja, atrás da testa.  

O distúrbio acaba provocando alterações na personalidade, comportamento e também geram dificuldade de compreender e produzir fala. Ela é uma das principais doenças neurodegenerativas e podem piorar com o passar do tempo. Normalmente elas atingem pessoas a partir dos 45 anos.