CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Pessoas com espinhas podem tomar sol, mas precisam ter cuidado. Veja 5 dicas

A pele com acne precisa de atenção redobrada nos dias do verão, mas não precisam fugir do sol; dermatologista explica!

Luiza Camargo Publicado em 04/12/2014, às 18h26 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas com espinhas podem tomar sol. Veja 5 dicas - Shutterstock
Pessoas com espinhas podem tomar sol. Veja 5 dicas - Shutterstock

Ninguém gosta de ter espinhas, por isso os cuidados com elas sempre precisam ser redobrados, principalmente quando tomamos sol. Ele pode prejudicar o desenvolvimento de tratamentos contra acne e piorar a aparência dela se não houver cautela na exposição solar. Em entrevista à CARAS Digital, a Doutora Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, esclareceu as 5 principais dúvidas em relação ao tema; explicando como uma pessoa com acne deve agir nos dias ensolarados; confira!

-> Quem está fazendo tratamento contra a acne, usando ácidos nos rostos, por exemplo, pode tomar sol?

Depende do tratamento que está sendo feito. Normalmente, tratamentos tópicos para acne contraindicam a exposição solar, pois eles podem causar a hiperpigmentação da pele.

-> Quem tem espinhas esporádicas no rosto, como mulheres no período de menstruação, devem proteger como a pele do sol nestes dias ensolarados?

Para pessoas com acne, dez minutinhos de sol no comecinho da manhã, antes das 10h, e na parte da tarde, depois das 16h, tem efeito anti-inflamatório. Então, desta forma é até recomendado. Mas independentemente disso, a pessoa que tem a pele oleosa deve proteger a pele diariamente, de preferência com protetores em sérum ou em fluido, todos os dias, porque essas acnes têm uma vermelhidão, que em contato com o sol, pode provocar hiperpigmentação.

-> Há uma "lenda" de que quem está com acne ou alguma ferida no rosto e não a protege do sol fica com ela marcada para sempre. É verdade? Há alguma forma destas marcas ficarem cicatrizadas no rosto pela exposição indevida aos raios solares?

-As cicatrizes de acne não têm relação com o sol, mas com a profundidade da erupção da acne. Quando a espinha estoura, ela faz um vulcãozinho, e o tamanho dessa lesão é que vai definir se a cicatriz será definitiva ou não.

-> Como deve ser esta proteção no dia a dia, para trabalhar, por exemplo?

No dia a dia, a proteção da pele deve ser feita com FPS superior a 30. E pode ser pó compacto, BB cream, ou em fluido secativo que já vem com protetor solar. Esse último é excelente opção para quem tem pele muito oleosa. Lembrando que os produtos devem ser reaplicados a cada 2 horas.

-> E a acne do corpo, como deve ser feita a proteção dela nos dias ensolarados? A roupa as protege?

Sim, a roupa ajuda a proteger, mas o recomendado é usar tecidos de algodão que absorvem melhor o suor. Já tecidos sintéticos devem ser evitados. Quando a pessoa for à praia ou na piscina, o protetor usado deve ser livre de óleo. Duas opções interessantes para esse tipo de pele são os produtos em spray aerosol e em mousse, sempre com fator de proteção acima de 30.