CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Confira 4 dicas para fugir do efeito sanfona e ficar magra para sempre

Nutricionista explica que hábitos práticos, como se alimentar a cada 3 horas, impedem que você engorde novamente. Confira outras dicas do especialista!

Luiza Camargo Publicado em 07/10/2014, às 11h39 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Britney Spears sofreu por anos com o efeito sanfona - Getty Images
Britney Spears sofreu por anos com o efeito sanfona - Getty Images

 É muito comum, principalmente entre as mulheres, conseguir emagrecer e, pouco tempo depois, engordar tudo de novo, sendo vítima do terrível efeito sanfona.

Este "emagrece-engorda" geralmente acontece com pessoas que seguem uma rígida dieta apenas por um tempo e, quando chegam ao resultado esperado, desencanam do regime e voltam à rotina antiga.

+Goji Berry: veja os benefícios desta fruta que ajuda a emagrecer

O nutricionista Omar de Faria, de Brasília, afirma que há como evitar esse efeito para conseguir emagrecer de uma maneira correta e manter o corpo saudável por muito tempo. Veja as dicas abaixo:

-> Coma de 3 em 3 horas
As pessoas devem comerem um intervalo de, no máximo, três em três horas: “se ficamos em jejum por mais tempo que isso, o corpo começa a acelerar o próprio metabolismo e acontece a perda de massa muscular, que começa a fornecer energia para o corpo. Com esse processo, a pessoa fica flácida e engorda”, afirma o nutricionista.

-> Hidratação
Quem não toma muito líquido e não se hidrata, tem a tendência de ficar inchado, flácido, com celulite e com estrias: “a água de coco é uma excelente opção. Ela é rica em potássio, ajudando a excretar os líquidos do corpo e a hidratá-lo. Fazer um revezamento durante o dia entre água e água de coco é o ideal. Mas lembre-se, tome sempre no mínimo 2 litros de água,” diz o nutricionista.

-> Fuja de alimentos perigosos
Macarrão e pão francês devem ser evitados, assim como os doces: “pães e massas são ricos em carboidratos simples que facilmente se transformam em gordura no corpo. Tente comer só uma vez por semana", alerta o especialista.

-> Invista em opções práticas
Segundo Faria, mesmo as pessoas que têm uma rotina cheia de compromissos profissionais podem se alimentar com comidinhas práticas e saudáveis: ”as frutas com cascas, como a maçã, a pêra e o kiwi são de fácil transporte. Amora, framboesa, cereja e blueberry são antioxidantes e muito saudáveis”. Leve em uma lancheirinha ou em um tupperware.