Mulheres que desejam engravidar devem tratar antes de suas varizes



Hereditariedade e gravidez são os fatores que mais predispõem à formação de varizes. Estudo do Hospital e Maternidade São Luiz com 232 pacientes grávidas, em 2008 e 2009, constatou que a doença pode surgir ou agravar-se na gravidez. Portadoras que pretendem engravidar, portanto, devem tratar-se antes, para evitar problemas em um período tão importante de sua vida.

Varizes são dilatações irreversíveis e permanentes das veias superficiais dos membros inferiores, o que leva suas válvulas a perderem a capacidade de se abrir e fechar de maneira eficaz. Desta forma, velocidade do sangue nestes vasos diminui, prejudicando a sua circulação. A doença é mais frequente no sexo feminino; a relação é de quatro mulheres para um homem atingido. Hereditariedade familiar e gravidez são os fatores que mais predispõem ao desenvolvimento de varizes. Realizamos um estudo em conjunto com o grupo de Obstetrícia do Hospital e Maternidade ão Luiz - Unidade Itaim, na capital paulista, em 2008 e 2009, com 232 pacientes grávidas. Observamos que as varizes podem tanto desenvolver-se quanto se complicar no período da estação. As mulheres que mais desenvolveram varizes e complicações foram: aquelas que tinham maior número de gestações; as que fizeram fertilização in vitro; e as grávidas de gêmeos - quanto maior o número de embriões, maior o risco. A fertilização in vitro exige que a paciente tome doses moderadas a altas dos hormônios estrógeno e progesterona, que elevam o risco de surgirem varizes, piorarem as preexistentes e também levarem a complicações vasculares. Durante a gravidez, o útero sempre aumenta de volume e comprime as veias do abdome, em especial as ilíacas e a cava, tornando muito mais difícil o retorno sanguíneo dos membros inferiores. Desse modo, as veias desses membros se dilatam, elevando a possibilidade de desenvolver varizes e suas complicações. Das 232 mulheres acompanhadas, aproximadamente 35% já tinham varizes antes de engravidar. Entre as que não apresentavam dilatações das veias antes da gestação, cerca de 50% as desenvolveram. Elas apareceram principalmente na vagina, na coxa e na panturrilha. As mulheres que estavam na segunda, na terceira ou mais gestações foram as mais acometidas; portanto, quanto maior o número de gravidezes, maior o risco de surgirem varizes e complicações, entre elas a flebite e a tromboflebite. Mulheres que engravidaram pela primeira vez apresentaram menor risco de desenvolvê-las. Uma das principais consequências das varizes são os prejuízos estéticos, que alteram a autoestima das grávidas. Mas as pacientes apresentam também inchaço, dor e desconforto nos membros inferiores, que limitam bastante tanto as suas atividades pessoais quanto as profissionais. Portadoras de varizes que pretendem engravidar devem consultar um cirurgião vascular e realizar o tratamento antes da gestação. Mulheres que desenvolveram ou pioraram das varizes durante a gravidez podem minimizar seu sofrimento e/ou evitar complicações com algumas medidas básicas: usar meia elástica, elevar as pernas e evitar o uso de salto alto quando possível. Também é de fundamental importância exercitar frequentemente a panturrilha com movimentos de flexão e extensão dos pés com o objetivo de impulsionar o sangue para cima. Atividade física moderada e, em especial, controle do peso trarão igualmente enormes benefícios às gestantes.

Mais Notícias

segunda 17 maio, 2010
segunda 17 maio, 2010
segunda 17 maio, 2010
por por Jorge Agle Kalil*
Atualizado segunda 17 maio, 2010 (145055) | 21/07/2019 01:56:04

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ILHABELA CARAS

  1. 1 Brasiliense morando no Rio, ele curte ilha de bike em folga da novela A Ilhabela do ator Rainer Cadete
  2. 2 Rainer Cadete curte Ilha de CARAS em folga da novela

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Bruno compartilha foto em família e sorriso de Titi rouba a cena Bruno Gagliasso exibe foto fofa com Titi e Giovanna Ewbank
  2. 2 Ex-ator da Globo vira motorista de aplicativo e recebe apoio
  3. 3 Otto sobe no palco e toca bateria na turnê de Sandy e Júnior
  4. 4 Zoe explode o fofurômetro brincando com o papai na praia
  5. 5 Laura Neiva exibe barriguinha de grávida pela primeira vez
  6. 6 Cissa Guimarães comove ao falar dos 9 anos da morte do filho
  7. 7 Isis Valverde compartilha clique fofíssimo ao lado de Rael
  8. 8 Após insinuações, Leo Dias rebate e detona Val Marchiori
  9. 9 Alcione critica declarações de Bolsonaro sobre o Nordeste
  10. 10 Filhas de Gugu Liberato aparecem com o pai em momento raro