Mulheres que desejam engravidar devem tratar antes de suas varizes



Hereditariedade e gravidez são os fatores que mais predispõem à formação de varizes. Estudo do Hospital e Maternidade São Luiz com 232 pacientes grávidas, em 2008 e 2009, constatou que a doença pode surgir ou agravar-se na gravidez. Portadoras que pretendem engravidar, portanto, devem tratar-se antes, para evitar problemas em um período tão importante de sua vida.

Varizes são dilatações irreversíveis e permanentes das veias superficiais dos membros inferiores, o que leva suas válvulas a perderem a capacidade de se abrir e fechar de maneira eficaz. Desta forma, velocidade do sangue nestes vasos diminui, prejudicando a sua circulação. A doença é mais frequente no sexo feminino; a relação é de quatro mulheres para um homem atingido. Hereditariedade familiar e gravidez são os fatores que mais predispõem ao desenvolvimento de varizes. Realizamos um estudo em conjunto com o grupo de Obstetrícia do Hospital e Maternidade ão Luiz - Unidade Itaim, na capital paulista, em 2008 e 2009, com 232 pacientes grávidas. Observamos que as varizes podem tanto desenvolver-se quanto se complicar no período da estação. As mulheres que mais desenvolveram varizes e complicações foram: aquelas que tinham maior número de gestações; as que fizeram fertilização in vitro; e as grávidas de gêmeos - quanto maior o número de embriões, maior o risco. A fertilização in vitro exige que a paciente tome doses moderadas a altas dos hormônios estrógeno e progesterona, que elevam o risco de surgirem varizes, piorarem as preexistentes e também levarem a complicações vasculares. Durante a gravidez, o útero sempre aumenta de volume e comprime as veias do abdome, em especial as ilíacas e a cava, tornando muito mais difícil o retorno sanguíneo dos membros inferiores. Desse modo, as veias desses membros se dilatam, elevando a possibilidade de desenvolver varizes e suas complicações. Das 232 mulheres acompanhadas, aproximadamente 35% já tinham varizes antes de engravidar. Entre as que não apresentavam dilatações das veias antes da gestação, cerca de 50% as desenvolveram. Elas apareceram principalmente na vagina, na coxa e na panturrilha. As mulheres que estavam na segunda, na terceira ou mais gestações foram as mais acometidas; portanto, quanto maior o número de gravidezes, maior o risco de surgirem varizes e complicações, entre elas a flebite e a tromboflebite. Mulheres que engravidaram pela primeira vez apresentaram menor risco de desenvolvê-las. Uma das principais consequências das varizes são os prejuízos estéticos, que alteram a autoestima das grávidas. Mas as pacientes apresentam também inchaço, dor e desconforto nos membros inferiores, que limitam bastante tanto as suas atividades pessoais quanto as profissionais. Portadoras de varizes que pretendem engravidar devem consultar um cirurgião vascular e realizar o tratamento antes da gestação. Mulheres que desenvolveram ou pioraram das varizes durante a gravidez podem minimizar seu sofrimento e/ou evitar complicações com algumas medidas básicas: usar meia elástica, elevar as pernas e evitar o uso de salto alto quando possível. Também é de fundamental importância exercitar frequentemente a panturrilha com movimentos de flexão e extensão dos pés com o objetivo de impulsionar o sangue para cima. Atividade física moderada e, em especial, controle do peso trarão igualmente enormes benefícios às gestantes.
por por Jorge Agle Kalil*
Atualizado segunda 17 maio, 2010 (145055) | 17/09/2019 21:48:17

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Gata botou o bumbum para jogo vestindo um look apimentado nas redes sociais Geisy Arruda ostenta fio-dental em fantasia de coelhinha
  2. 2 Lívia Andrade rouba a cena ao surgir com vestido tropical
  3. 3 Simaria posa deslumbrante com bolsa de mais de R$ 11 mil
  4. 4 Padre Fábio de Melo é confundido com galã de sunga na web
  5. 5 Carioca sai em defesa de Carlinhos mendigos após polêmica
  6. 6 Sérgio Marone choca fãs com volume na sunga
  7. 7 Luciele Di Camargo muda a cor dos cabelos e surpreende
  8. 8 Filhos de Zezé Di Camargo saem em defesa do pai após briga
  9. 9 César Filho ganha homenagens de aniversário de colegas
  10. 10 Gloria Maria surge com novo visual