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O TALENTO BRASILEIRO NA PASSARELA DE NOVA YORK

FASHIONISTAS APLAUDEM COLEÇÕES DE ALEXANDRE HERCHCOVITCH, CARLOS MIELE E VALDEMAR IÓDICE

Redação Publicado em 13/02/2008, às 11h44

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Isabeli Fontana, para Miss Sixty - Reuters, Jayme de Carvalho e Ana Ligia Sampaio
Isabeli Fontana, para Miss Sixty - Reuters, Jayme de Carvalho e Ana Ligia Sampaio
por Ana Ligia Sampaio Templo da Moda. Durante sete dias, este foi o codinome do Bryant Park, dos principais pontos turísticos de Manhattan e casa oficial da semana de moda de Nova York. De compradores a críticos internacionais, de empresários a estrelas de Hollywood, mais de 100 000 pessoas prestigiaram a edição outono/inverno 2008 do Mercedes-Benz Fashion Week, que conferiu décor greco-romano às tendas brancas montadas no parque. Entre os designers que apresentaram no total 68 shows, chamaram atenção os brasileiros Alexandre Herchcovitch (35), Carlos Miele (41) e Francisco Costa (41), da Calvin Klein, veteranos no evento, e Valdemar Iódice (62), que estreou com a sua Iódice em passarelas internacionais. Radicado na Big Apple, o potiguar Geová Rodrigues (36) aproveitou o burburinho para mostrar suas criações em desfile off-calendário oficial. No meio desta constelação nacional, não faltaram celebridades nas primeiras filas das platéias do NYFW. Até a rainha Gisele Bündchen (27) trocou o vaivém na passarela por visão privilegiada da mesma, sentada ao lado da atriz Julianne Moore (47). "No século 17, o compositor inglês Samuel Wesley escreveu: 'estilo é o vestido da idéia'; eu espero que esses desfiles cultivem muitas idéias, emoções e vendas", disse o vice-presidente da IMG Fashion, promotora do evento, Fern Mallis. A maratona fashion começou com aplausos à Red Dress Collection 2008 (coleção de vestidos vermelhos) da campanha The Heart's Truth de prevenção de doenças do coração em mulheres. "Cuidar de si nunca saiu de moda", disse a primeira-dama americana, Laura Bush (61), idealizadora do projeto. Na passarela, celebridades fizeram as vezes de tops em looks vermelhos - cor símbolo da campanha - criados por aclamadas grifes. Heidi Klum (34) usou Marc Jacobs, a cantora Ashanti (27) foi de Tracy Reese, a atriz Molly Sims (34) surgiu de Swarovski. "Já estive em São Paulo, mas quero voltar ao Brasil no réveillon; usar branco e celebrar com milhões de pessoas!", disparou a alemã Heidi. O grand finale ficou por conta de Liza Minnelli (61), que desfilou look Halston Original e cantou a clássica New York, New York. No sábado foi a vez de Herchcovitch mostrar sua moda - 28 looks de inspiração geométrica e rigor matemático. Em sua 7ª temporada em NY, o paulistano escalou um casting poderoso: Bruna Tenório (17), Daiane Conterato (17) e a canadense Irina Lazareanu (25). Ex-modelo e apresentadora do Make Me A Supermodel, Niki Taylor (32) prestigiou o desfile junto a oito participantes do seu programa. "Para estes jovens, não há melhor aula do que conferir ao vivo um desfile de verdade. A coleção é primorosa, não conseguiria apontar meu look preferido", disse ela. Valdemar Iódice foi o segundo brasileiro a ser notícia, estreando no evento com pé direito: experts no backstage - Philippe Chansel assinou make-up e Ric Pipino, hair -, sala lotada, vips na primeira fila e aplausos entusiasmados no final. Na platéia estavam a apresentadora Didi Wagner (31), o joalheiro Jack Vartanian (35), o casal Luigi Tadini (24) e Olivia Palermo (21), o consultor de moda Daniel Urzedo, a empresária Monica Monteiro (42), os jornalistas Ricardo Amorim e Valéria Baraccat (45) e o cineasta André Monteiro de Carvalho. "No fim do desfile dei aquela minha tradicional corridinha até os fotógrafos e meu coração disparou, não sei se pela corrida ou pela emoção", confessou Valdemar. Filha do estilista Tommy Hilfiger (56), a empresária Ally Hilfiger (22) aprovou a moda do paulistano. "As peças são sofisticadas e femininas. Essa é uma moda para a mulher de Nova York, Los Angeles, Paris, Madri, Barcelona ou São Paulo", avaliou a socialite. Queridinho de estrelas como Brooke Shields (42), que usou looks seus nas fotos promocionais da série Lipstick Jungle, Carlos Miele consagrou-se de vez junto aos críticos em sua 12ª temporada na cidade. Estavam todos lá: Suzi Menkes, do International Herald Tribune; Gilles Bensimon, diretor criativo internacional da Elle;Michael Roberts (53), diretor de moda e estilo da Vanity Fair, e Virginie Mouzat, diretora de moda do Le Figaro. Aclamado por seu corte impecável, Carlos buscou inspiração na arquitetura das cidades contemporâneas e sua relação com os corpos humanos. O resultado? "Brilhante! É tudo muito sensual, mas elegante e clássico. Gostei da forma como ele explora a silhueta feminina, e amei as cores! Apesar de estar de preto, gosto de tons vibrantes", disparou Diana Picasso, neta do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973). Ainda na primeira fila de Miele, a atriz Aisha Tyler (37) e o fotógrafo Nigel Barker (35), jurado do programa America's Next Top Model. Na lista de celebridades presentes aos desfiles estavam ainda Tyra Banks (34) e Russell Simmons (50), que aplaudiram Betsey Johnson; Anne Hathaway (25), Chloë Sevigny (33), Milla Jovovich (33), Ashley Olsen (21) e Paula Patton (33) prestigiaram Miss Sixty, com a paranaense Isabeli Fontana (24) no casting. As amigas Liv Tyler (30) e Ali Larter (32) viram Calvin Klein; Hilary Swank (33), Jill Stuart; Christina Millian (26), Joss Stone (20) e Sophia Bush (25) prestigiaram Rock & Republic; Rihanna (19), Fergie (32), Brittany Murphy (30), Rose McGowan (34) e a editora da Vogue America, Anna Wintour (57), viram Max Azria. Sem platéia estrelada, Geová ganhou pontos com convidados especiais: Supla (41) e João Suplicy (33). Em Nova York para quatro shows, os irmãos apresentaramse no desfile off Mercedes-Benz do amigo. "Geová é um cara sensacional!", resumiu Supla.