CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MAÇÃ FUJI

Redação Publicado em 09/09/2008, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MAÇÃ FUJI
MAÇÃ FUJI
Da família das rosáceas, a macieira (Malus spp) é originária da Europa e da Ásia. Foi introduzida no Brasil nos anos 1960 por colonos europeus, em Fraiburgo, Santa Catarina. Ela é arredondada, com profunda depressão na inserção do pedúnculo e na base. Seu tamanho varia de 5 a 10 centímetros de diâmetro e pode ser vermelha-escura, vermelha-amarelada e rajada, verde-clara e verde rajada de marrom. A cor da polpa varia do branco ao amarelado, e sua consistência pode ser compacta e suculenta ou menos úmida e esfarelada. A variedade fuji resultou do cruzamento da Ralls Janet com a Delicious. A experiência foi feita por H. Niitsu em 1939, em Fujisaki, na antiga Estação Experimental de Tohoku, que hoje funciona como Estação Experimental de Fruticultura de Morioka, Iwate, no Japão. Em 1958, quando o processo terminou, era chamada de Tohoku nº 7. Só em 1962 ganhou o nome fuji. No Brasil, começou a ser cultivada em 1971. A planta é vigorosa, mas muito exigente em frio hibernal, adaptando-se mal às regiões mais quentes. O tamanho do fruto varia do médio ao grande, com formato redondo ou às vezes oblongo. Fator tido como negativo na variedade é a cor pouco atraente da casca, já que o tom vermelho é entrecoberto por manchas opacas douradas ou amarronzadas. Mas em 1986 se criou outro cultivar da fuji, a suprema, em Curitibanos, com a cor da casca mais uniforme. A polpa da fuji é aromática, saborosa e doce. E a textura, firme, crocante e suculenta. Ela pode ser preparada de várias maneiras na cozinha, como acompanhamento para pratos salgados ou como ingrediente de doces. Combina com carne de porco, coelho, cabrito, peru, pato. Com sua polpa rica em pectina se faz ainda geléia, purê, compota e recheios.

Saúde

É ruim para Substituir uma refeição completa, porque é pobre em vitaminas do complexo B e fornece bem menos vitamina C do que as frutas cítricas e muito pouco betacaroteno. É bom para Regular o intestino, em especial nos casos de diarréia, pois tem pectina, fibra que retém água, formando uma massa gelatinosa nos intestinos e impedindo a desidratação.

Ficha técnica

100 g de maçã fuji contêm: Vit. B6 - 0,047 mg Folacina - 2,82 mcg Vit. C - 5,65 mg Vit. E - 0,555 mg Cálcio - 7,24 mg Cobre - 0,041 mg Ferro - 0,181 mg Magnésio - 4,34 mg Fósforo - 7,24 mg Potássio - 115 mg Calorias - 58 Carboidratos - 15,2 g Gordura - 0,355 g Fibras - 3,10 g Vit. A - 53,6 UI Vit. B1 - 0,016 mg Vit. B2 - 0,013 mg

Como se escolhe

A variedade fuji pode ser encontrada facilmente nos hortifrutigranjeiros, nas feiras livres e nos supermercados. Escolha com base na aparência, na cor e no peso. Ela deve ter a pele bem lisa, mas não lustrosa. É mais opaca do que as outras maçãs e pode ter manchas douradas ou ser rajada. A variedade suprema tem cor vermelha mais uniforme, sem manchas. Em todas as situações, a pele deve estar intacta. Evite se os frutos tiverem partes batidas e pintas pretas. Devem estar pesados em relação ao volume, o que indica que estão frescos e suculentos. Quando não são frescos, perdem umidade, tornando-se leves.

Como se prepara

Pode ser comida ao natural, com ou sem casca. A casca é comestível, mas deve ser consumida só quando se sabe a procedência da fruta, pois pode conter resíduos de agrotóxicos. Na alimentação infantil, utilize maçã raspada: parta-a, retire as sementes e raspe a polpa com colher. Para que a maçã descascada ou cortada não escureça, regue com limão. Para fazer purê, descasque e pique 3 maçãs. Leve ao fogo com 1 col. (chá) de mel, sal, limão e água que cubra os pedaços. Quando começarem a desmanchar e a água estiver bem reduzida, junte 1/2 xíc. de vinho branco e cozinhe até se tornar uma pasta. Sirva com aves assadas.

Minha receita

Kristhel Byancco (atriz e designer de jóias)Kristhel Byancco (atriz e designer de jóias) Este lombo de leitão com purê de maçã fuji e de chouriço é uma receita do chef Pier Paolo Picchi, do Picchi Restaurante (SP). Faça o purê de maçã. Ponha numa panela 50 g de manteiga e 20 g de açúcar. Leve ao fogo. Quando a manteiga derreter, junte 500 g de maçã fuji descascada em cubos. Cozinhe em fogo baixo por 5 min. Ponha 80 ml de vinho branco. Cozinhe. Quando a maçã estiver cozida, bata no liquidificador. Junte sal e pimenta. Reserve. Faça purê de chouriço. Parta 2 morcillas e tire o recheio. Ferva-o numa panela com um pouco de água e bata tudo no liquidificador até se tornar purê. Reserve. Tempere 400 g de lombo de leitão com sal e pimenta. Grelhe-o em azeite. Fatie-o. Grelhe as fatias dos dois lados. Sirva o lombo com purês.