Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Mayer: medalha de comunidade judaica

Pelo seu trabalho em 'Um Violinista no Telhado', José Mayer recebe a Medalha Albert Sabin

Redação Publicado em 12/09/2011, às 20h36 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

José Mayer e Teresa Bergher - Felipe Assumpção / AgNews
José Mayer e Teresa Bergher - Felipe Assumpção / AgNews

Após viver dois judeus no teatro – há 30 anos, com o espetáculo Bent e agora, na temporada carioca de Um Violinista no TelhadoJosé Mayer (61) recebeu uma homenagem da colônia judaica. Ele foi condecorado na noite desta segunda-feira (12) com a medalha Albert Sabin, concedida a pessoas que se destacaram nas relações Brasil-Israel. A cerimônia, comandada pela vereadora Teresa Bergher, aconteceu na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, e homenageou também outras personalidades.

É quase um título de cidadania judaica. Me honra muito e fecha uma experiência muito rica para mim. Na verdade, é o meu segundo judeu no teatro. E através desta experiência emocional, aprendi muito sobre a cultura e o temperamento judaicos. No primeiro espetáculo, eu era um judeu jovem, homossexual, na Alemanha nazista. E agora, fiz um pai de família na Rússia czarista. E foram duas experiências esplêndidas, das quais muito me orgulho”, disse o ator, sorridente, antes da premiação.

Mayer também exaltou o que mais gosta nos judeus. “Eu adoro a auto-ironia, o senso de humor, mesmo nos momentos mais difíceis, e do valor da tradição. Eu sou mineiro, e, de uma certa forma, os mineiros também são judeus. As duas culturas, as duas visões do mundo são muito parecidas”, brincou.

Além do galã, o espetáculo também foi o motivo da premiação de Luiz André Calainho, um dos produtores do espetáculo. “É um privilégio receber esta medalha. É também uma grande honra ter produzido “Violinista no Telhado”, que trouxe as raízes da comunidade judaica mais para perto dos cariocas e dos brasileiros”, afirmou o empresário.

Em vídeo no site da peça, ele agradece pela homenagem. “Não me lembro de uma tão importante quanto esta. É mais uma indicação de que este trabalho formidável vem colhendo frutos".