Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Arquivo / Verão

Dermatologistas ensinam como cuidar da pele e do cabelo durante o verão

Protetor solar e cosméticos específicos para o verão são indispensáveis na estação mais quente do ano, que exige cuidados especiais com a pele e o cabelo. Veja dicas

CARAS Digital Publicado em 11/12/2014, às 18h06 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Dermatologistas ensinam como cuidar da pele e do cabelo durante o verão - Foto-montagem/ Agnews/ Foto Rio News
Dermatologistas ensinam como cuidar da pele e do cabelo durante o verão - Foto-montagem/ Agnews/ Foto Rio News

Aproveitar um dia de sol na praia ou na piscina é uma delícia! Mas, se a pele e o cabelo não receberem atenção especial, apenas um dia pode ser o suficiente para danificar o cabelo e até manchar a pele. A seguir, veja recomendação de dermatologistas para curtir o verão e manter-se bonita.

1. Pele: o protetor solar é item indispensável, principalmente no verão. “O filtro solar ideal para o seu tipo de pele precisa ser aplicado no rosto e no corpo, principalmente nas partes que ficam expostas, como braço e colo. Mesmo assim, evite o sol das 10h às 16”, sugere a dermatologista Adriana Vilarinho. À noite, após a exposição ao sol, é preciso aplicar hidratantes corporais ricos em vitaminas ou cremes antioxidantes, que ajudam a minimizar os malefícios da exposição ao sol. “Se a pele estiver ‘ardida’, é preciso usar substâncias calmantes, como chá verde e aloe vera. Em casos mais graves, dependendo do grau de queimadura, é preciso  tomar medicação via oral”, sugere.

2. Cabelo: no verão, o sol, o cloro da piscina e o sal da água do mar representam perigo ao cabelo, que pode ficar sem brilho e quebradiço. O cloro, por exemplo, deixa o cabelo vulnerável à ação dos raios solares porque danifica a cutícula, que o protege de agressões externas. “Depois de sair do mar ou da piscina, enxague o cabelo com água doce e use um produto com filtro solar para minimizar estes efeitos negativos. Para pentear o cabelo úmido ou molhado, que quebra mais facilmente, prefira escovas com dentes mais largos e espaçados”, afirma a dermatologista Carla Albuquerque. Para manter o cabelo hidratado, o ideal é usar shampoos, condicionadores e produtos sem enxague – adequados ao tipo do cabelo – com protetor solar.

3. Cuidados extras: de acordo com a dermatologista Karla Assed, praia não combina com maquiagem. “Maquiagem e perfumes, por exemplo, podem manchar e até queimar a pele por causa da exposição solar”, argumenta. Antes de ir a praia ou piscina, basta apenas lavar o rosto e aplicar filtro solar. Vale também ficar atenta ao tempo de permanência de biquíni ou maiô. “A roupa molhada favorece o aparecimento de lesões na pele, como vermelhidão e coceira, principalmente da virilha, por ser um ambiente favorável aos fungos que se desenvolvem em ambientes fechados, úmidos e quentes”, afirma a dermatologista.