CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Living Design: “Chá Dançante”: vermelho robusto é eleito a cor do ano 2012

Empresa anuncia qual será a cor do próximo ano no anual Colour Futures

Redação Publicado em 28/10/2011, às 07h02 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cor Chá Dançante foi eleita pela AkzoNobel como o tom do ano de 2012 - Divulgação
A cor Chá Dançante foi eleita pela AkzoNobel como o tom do ano de 2012 - Divulgação

A AkzoNobel, empresa que é lider mundial na fabricação de tintas e aqui no Brasil é detentora da marca Coral, acaba de anunciar o resultado do estudo anual Colour Futures para 2012. Para quem não sabe, essa pesquisa é realizada pela multinacional desde 2004, e o seu parecer é publicado em um livro que, em sua primeira edição, teve mil exemplares.

O Colour Futures foi tão bem aceito que, neste ano, foram impressas 40 mil unidades da publicação, que inclusive foi traduzida em nove idiomas, provando sua relevância para arquitetos, designers e consumidores finais.

O tom definido como a cor do próximo ano foi batizado de “Chá Dançante”, é um vermelho suave, porém robusto e vibrante, que se encaixa muito bem em diversas situações: em ambientes residenciais ou comerciais, extravagantes ou low profile, colorindo apenas uma parede ou o espaço inteiro. De acordo com o estudo Colour Futures, o vermelho é uma cor respeitada no mundo todo por ter vários significados simbólicos, além de ser perfeito para transmitir valores. Por ser chamativo, o tom serve também para nos alertar sobre possíveis perigos.

Segundo a gerente global de Colour Marketing da AkzoNobel, Paola Vieira, que veio diretamente de Londres para apresentar o “Chá Dançante” aos jornalistas,“este vermelho permite diversos usos e remete ao pensamento de ir além das soluções óbvias e simplistas. Esse tom incentiva a mente a buscar novas ideias e possibilidades”.

Aliás, “Possibilidades” é o conceito chave desta temporada, que foi considerado uma verdadeira evolução a partir dos temas “Recuperação”, em 2010, e “Apreciação”, em 2011, que foram inseridos num contexto pós-crise econômica mundial. Nos últimos dois anos, as nuances foram cores pálidas, que se desenvolveram em algo mais confiante e robusto com a intenção de aquecer os ambientes e, porque não, as pessoas também. Pelo jeito, chegou a hora de deixar as dificuldades para trás e focar a atenção naquilo que há de bom.

Na galeria de fotos da coluna, eu postei imagens com algumas aplicações do “Chá Dançante”, a cor-símbolo do ano de 2012. Aproveite para se inspirar – quem sabe você não resolver adotar essa tendência também?

E se você quiser ficar sabendo sempre em primeira mão as novidades do mundo da decoração, não deixe de acessar o meu blog, monicabarbosa.com.br, onde falo diariamente sobre o que há de mais bacana nas artes, na arquitetura e no design. Até lá!