CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

CAMARÃO DESCASCADO

Redação Publicado em 05/07/2007, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CAMARÃO DESCASCADO
CAMARÃO DESCASCADO
Como siris, caranguejos, lagostas e cavaquinhas, os camarões pertencem ao grupo dos crustáceos. Em comum, todos têm o corpo protegido por carapaças articuladas, que trocam de tempos em tempos. Há várias espécies de camarão e tem-se conhecimento de seu uso na alimentação humana desde a Antiguidade, quando era conservado em recipientes contendo mel. Com o tempo, desenvolveram-se numerosas maneiras de preparo, sendo que algumas o pedem já descascado, sem cabeça ou calda, forma na qual pode ser encontrado congelado ou fresco. O congelamento permite a disponibilidade de vários tipos durante o ano inteiro. Já a oferta do fresco muitas vezes tem de respeitar o período de defeso, que vai de outubro a dezembro, necessário para reequilibrar o estoque. Nesses meses, conta-se com a produção em cativeiro. Como as outras, a carne do camarão fornece proteínas de excelente qualidade biológica e ainda tem a vantagem de ser pobre em gorduras. Pesquisas mostraram que não há ligação entre altas taxas de colesterol e o consumo de frutos do mar, como se pensou. A elevação dos níveis de colesterol está mais relacionada ao consumo de gorduras saturadas presentes nas carnes bovina, suína, de aves e em lacticínios gordurosos do que de alimentos ricos em colesterol, porém pobres em gordura, como é o caso do crustáceo. Suculento e ligeiramente adocicado, o camarão descascado é ingrediente versátil, que entra em muitos pratos. Vai bem em recheios, risotos, saladas e molhos para massa. Fica delicioso também empanado ou só passado no azeite com ervas. Receitas, produção e estilismo culinário:Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais:Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Pessoas em crise de gota, por ser rico em purinas, que devem ser restritas nesses casos; e quem tem alergia a frutos do mar, pois pode levar ao surgimento de urticárias na pele. É bom para Crianças, gestantes e atletas, por ter muita proteína e pouca gordura, além de ter selênio e as vitaminas B12 e D; e quem precisa ou deseja emagrecer, pelo baixo teor calórico.

Ficha técnica

100 g de camarão sem casca, cozido, contêm: Calorias - 99 Proteínas - 20,8 g Gordura - 1,08 g Colesterol - 195 mg Niacina - 2,58 mg Folacina - 3,5 mcg Ac. pant. - 0,34 mg Zinco - 1,56 mg Vit. D - 3,58 mg Vit. E - 1,7 mg Cálcio - 39 mg Ferro - 3,08 mg Magnésio - 34 mg Fósforo - 137 mg Potássio - 182 mg Selênio - 64 mcg Sódio - 223 mg

Como se escolhe

Peixarias e supermercados têm camarão descascado, fresco ou congelado, de vários tipos. Cuidado com os frescos, pois são mais perecíveis e é difícil conferir sua qualidade. Observe se não estão melados ou mal-cheirosos. Devem ter cheiro suave de maresia, ser curvados e firmes. Rejeite se o cheiro lembrar amoníaco e se o corpo estiver reto e flácido. No caso dos congelados, atenção à temperatura do local em que são mantidos no mercado. O ideal é que permaneça estável em 18 graus negativos. A embalagem não pode conter cristais de gelo (indício de descuido no congelamento). Depois de descongelado, deve ser consumido em 12 horas.

Como se prepara

Se comprar o camarão inteiro, lave-o e retire a cabeça. Com tesoura, corte a casca na barriga e puxe-a. Se quiser, mantenha a cauda. Introduza um palito no dorso e pince a tripa. Cozinhe em água salgada ou no vapor, refogue ou asse com azeite ou manteiga e ervas - por 5 min apenas, para não ressecar. Faça manteiga de camarão: aqueça 1 col. (sopa) de azeite e refogue 1 alho espremido, 200 g de camarões, sal e pimenta-do-reino. Passe no processador quando frio e junte 200 g de manteiga. Faça rolinhos com filme plástico. Deixe gelar e corte em rodelas na hora de usar (sobre peixe ou frutos do mar grelhados, batata cozida ou torrada quente).

Minha receita

Lila Covas (ex-primeiradama de São Paulo)Lila Covas (ex-primeiradama de São Paulo) Esta receita está no livro Lila Covas - Histórias e Receitas de Uma Vida, de Luci Molina (Global). Lave bem 1 quilo de camarão grande descascado e sem as tripas. Escorra e reserve. Numa panela, derreta 2 tabletes (400 gramas) de manteiga sem sal, junte 1 kg de cebola picada e deixe dourar. Ponha o camarão, sal e 3 col. (sopa) de mostarda cremosa. Mantenha em fogo médio, mexendo às vezes, até o camarão ficar rosado. Não cozinhe muito para não prejudicar a textura. Quando estiver pronto, tire do fogo e junte 2 latas de creme de leite sem o soro (deixe as latas no freezer por 5 min antes de abrir e o soro se separará mais facilmente). Para acompanhar, faça um arroz branco.