CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Ator de 'Salve Jorge', Duda Ribeiro passou por seis cirurgias para vencer um câncer

Duda Ribeiro, o Adam de ‘Salve Jorge’, enfrentou seis cirurgias e sete internações para se curar de um câncer no fígado antes de iniciar sua participação na novela, mas não parou de trabalhar em nenhum momento

Redação Publicado em 14/02/2013, às 18h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duda Ribeiro - Manuela Scarpa / Foto Rio News
Duda Ribeiro - Manuela Scarpa / Foto Rio News

Duda Ribeiro (50) passou por um complicado problema de saúde antes de atuar em Salve Jorge. O ator, que interpreta Adam na trama das 9 da Globo, foi diagnosticado com câncer no fígado em 2010 e precisou passar por seis cirurgias, sete internações e algumas complicações até brilhar no horário nobre.

“Quando me deram a notícia eu preferi não acreditar. Eu tive um fígado de oito quilos, era uma metástase, apareceu no apêndice, foi minando meu fígado com o tempo. Na primeira cirurgia, fiz a biopsia e tive uma hemorragia”, contou ele no programa Encontro com Fátima Bernardes.

Porém, durante todo o tempo em que ficou em tratamento, o artista não parou de trabalhar. “Vinte dias depois de operar o apêndice, eu estava no teatro fazendo espetáculo. 28 dias depois do transplante de fígado eu estava dirigindo a peça do Marquinhos [Marcos Veras]”, continuou ele, que na época ainda rodou o filme Heleno e foi diagnosticado como paciente em estado terminal. “As pessoas iam me visitar para se despedir e eu não sabia. Eu só queria saber de filmar. Quando sai perguntei se podia gravar o filme, a médica disse que sim. Quando eu saí de casa, um cara botou a arma na minha cabeça [durante um assalto na região do Flamengo] e naquele momento eu tive a certeza de que não ia morrer. Ai eu continuei a viagem e fui filmar. Foi muito bacana porque, no meu personagem, eu cuido do Heleno. Eu sou o irmão que cuida. E quem cuidou de mim foi o Rodrigo [Santoro] no set”.

Além do filme Heleno, protagonizado por Rodrigo Santoro, o artista aproveitava o tempo de realização dos exames para passar o texto de O Palhaço, outro longa no qual trabalhou durante o período em que estava doente.

Duda Ribeiro contou com o carinho da família e dos amigos. “Eu recebi muita energia positiva. Essa corrente nos dá uma força enorme para lutarmos não só pela gente, mas pelos outros. Estou aprendendo uma coisa muito importante: a viver o dia de hoje. Sempre planejei a minha vida para o futuro e nunca vivi o dia de hoje. Amanhã a Deus pertence. Eu sou uma pessoa de fé”, finalizou.

A primeira internação do ator aconteceu em fevereiro de 2010, quando teve uma inexplicável queda de plaquetas, e teve alta alguns dias depois. Passado um ano, ele foi submetido a um transplante de fígado e, em maio do mesmo, retornou aos palcos, totalmente curado.