CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

O figurino inusitado de Meu Pedacinho de Chão

Saiba como foram pensadas as roupas e visuais dos personagens da novela Meu Pedacinho de Chão

CARAS Digital Publicado em 08/04/2014, às 14h23 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juliana Paes como Madame Catarina, de 'Meu Pedacinho de Chão' - TV Globo / Divulgação
Juliana Paes como Madame Catarina, de 'Meu Pedacinho de Chão' - TV Globo / Divulgação

A novela Meu Pedacinho de Chão estreou na noite de segunda-feira, 7, e já surpreendeu com o figurino de seus personagens. Além de ter o cenários feito para parecer um grande brinquedo, os looks também seguiram o conceito de plástico e lata. A figurinista Thanara Schonardie quis dar uma forma lúdica e atemporal para suas roupas, criando, assim, um mundo mágico.

Os visuais foram inspirados nos séculos XVIII e XIX, mas com amistura de diversos materiais, como  rendas, cartolas, tecidos tecnológicos, vinil, borracha, plástico, bolinhas de ping-pong, toalhas de mesa de plástico e até cortinas de banheiro. Boa parte dos looks foi feita à mão.

Um exemplo é Madame Catarina (Juliana Paes). “Juliana Paes, por exemplo, que interpreta Madame Catarina, segundo a visão do diretor Luiz Fernando Carvalho, contém várias mulheres numa só. Ela carrega consigo a força e a intensidade do feminino. Por este motivo, ela se veste cada dia de um jeito diferente, como se fosse uma Maria Antonieta. Para a atriz, usamos uma quantidade menor de elementos de plástico e caprichamos mais nas rendas. Ela usará bustle, com várias camadas em degradê, representando essa personalidade múltipla. Já o personagem de Irandhir Santos, o Zelão - que é um homem mais bruto, próximo do universo do desenho animado e das histórias em quadrinho -, será quase integralmente de plástico e com cores primárias”, contou a figurinista.

Para completar o visual de Madame Catarina, a caracterização também entrou em cena para mostrar a exuberância da personagem, que usa muita maquiagem, unhas pintadas e diversas perucas.

A caracterização ainda é um destaque em Coronel Epa (Osmar Prado), queusa costeletas e bigode estilo Dom Pedro, e peruca para dar volume na lateral do cabelo. Bruna Linzmeyer, como Juliana, representa o amor e teve que tingir os fios de rosa para dar um ar de boneca. Enquanto isso, Johnny Massaro, o Ferdinando, tem um trabalho maior. “Ele usará lentes de contato azul e dreads em tom aloirado para compor o personagem, que é um homem mais moderno, que estudou fora”, contou Rubens Liborio, responsável pela caracterização da novela.