Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS
TV / Polêmica!

Netflix decide remover cena de suicídio de Hannah Baker em Netflix “13 Reasons Why”

Dois anos após o lançamento da primeira temporada, a Netflix editou o último episódio da série

CARAS Digital Publicado em 16/07/2019, às 14h21 - Atualizado às 14h22

Netflix edita cena polêmica de “13 Reasons Why” - Foto/Destaque Netflix Divulgação
Netflix edita cena polêmica de “13 Reasons Why” - Foto/Destaque Netflix Divulgação

A série “13 Reasons Why”, da Netflix, foi um grande sucesso, desde a primeira temporada. Apesar do sucesso, a repercussão não é boa e divide opiniões ao redor do mundo.

Para começar, a história de uma garota que sofre bullying, Hannah Baker, apesar de tratar assuntos como estupro, suícidio e relacionamentos tóxicos, a trama abriu discussões entre jovens sobre o modo que se tratam e convivem uns com os outros. Um dos tópicos mais discutidos,  é as críticas à produção por conta de suas cenas fortes, tanto na primeira quanto na segunda temporada.

Por conta disso, a Netflix decidiu remover uma cena gráfica da personagem Hannah (Katherine Langford) tirando sua própria vida. “Nós ouvimos de muitos jovens que ’13 Reasons Why’ os encorajou a começar conversas sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio para conseguir ajuda – frequentemente pela primeira vez”, afirmou a plataforma de streaming em comunicado nas redes sociais.

A empresa explicou que buscou orientação de entidades médicas para tomar a decisão e conversou com profissionais da área: “Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada, ponderamos sobre o debate a respeito da série. Portanto, de acordo com a orientação de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, chefe da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores editar a cena em que Hannah Baker tira sua própria vida na 1ª temporada”.

Brian afirmou que a intenção por trás da cena foi mostrar a “horrível realidade” para garantir que “ninguém deseje copiá-la”, porém a cena acabou causando um efeito reverso. O estudo mencionado concluiu que o índice de suicídios em indivíduos de 10 a 17 anos cresceu 30% em abril de 2017, mês em que “13 Reasons Why” estreou.

“Não há uma cena mais importante que a vida do show, que traz a mensagem que devemos cuidar um dos outros. Nós acreditamos que essa remoção vai ajudar a série a fazer o melhor possível pelo maior número de pessoas, reduzindo o risco especialmente para jovens espectadores”, concluiu o produtor executivo.

O site Discussing Film garante que a Netflix renovou '13 Reasons Why' para uma quarta temporada. Até o momento, a plataforma de streaming não se pronunciou.