Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS
Vídeos / Perigoso!

'13 Reasons Why' é responsável por aumento de suicídios entre adolescentes, diz estudo

Segundo uma pesquisa americana, a série é responsável por aumento de suicídios entre adolescentes

Redação Publicado em 02/05/2019, às 17h19 - Atualizado às 18h26

Se você acompanha a série, ou até mesmo as nóticias, sabe que desde a sua primeira temporada, "13 Reasons Why" é considerada uma série polêmica. Ela retrata assuntos delicados, sendo um deles o suicídio, o que  não é uma tarefa fácil e precisa ser tratada com cuidado. No entanto, um estudo americano afirmou que a produção original da Netflix é a responsável pelo aumento de casos de suicídio entre adolescentes, tanto nos Estados Unidos, como ao redor do mundo.

Desde o lançamento, muitas pessoas criticaram a série desde o primeiro episódio e pediam que ela fosse cancelada. Recentemente foi divulgado o resultado de um estudo conduzido por universidades e hospitais americanos, com o apoio do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) dos Estados Unidos, órgão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, que confirma a relação entre o seriado e o aumento significativo no número de suicídios logo após sua estreia, em maio de 2017.

Tentando concientizar o público, a Netflix passou a exibir comunicados antes de cada episódio, alertando sobre o conteúdo e os possíveis gatilhos e deixando claro que a série não devia ser vista por todas as pessoas. 

De acordo com o estudo, após os nove meses da estreia de "13 Reasons Why", 195 casos foram adicionados à média histórica de suicídios. O grupo mais afetado é o dos adolescentes do gênero masculino, com idades entre 10 e 17 anos. O aumento de incidentes foi de 28,9%.

A empresa de streaming se pronunciou sobre o estudo: "Este é um tema criticamente importante e temos trabalhado duro para garantir que lidamos com essa questão sensível de maneira responsável".

A terceira temporada de "13 Reasons Why" já foi confirmada e deve estrear no segundo semestre de 2019 e irá retratar uma nova história, com o mesmo elenco.