Apresentadores e diretores falam sobre a estreia da nova temporada do Top Chef Brasil

Felipe Bronze, Ailin Aleixo, Emmanuel Bassoleil, Rodrigo Carelli e Chica Barros participam de coletiva sobre o Top Chef Brasil 3

Isabela Thurmann Publicado segunda 27 setembro, 2021

Felipe Bronze, Ailin Aleixo, Emmanuel Bassoleil, Rodrigo Carelli e Chica Barros participam de coletiva sobre o Top Chef Brasil 3
Saiba detalhes sobre a nova temporada do Top Chef Brasil - Divulgação/ Record

Na sexta-feira, 24, foi ao ar o primeiro episódio da terceira temporada do programa culinário Top Chef Brasil!

Diferente dos outros realities gastronômicos, este junta o confinamento com a cozinha; o que, na nova edição já mostrou uma novidade: dois dos 15 participantes se envolveram em um relacionamento.

Esta e outras informações sobre a estreia da temporada foram divulgadas pelos diretores, Chica Barros e Rodrigo Carelli, e pelos apresentadores Felipe Bronze, Ailin Aleixo e Emmanuel Bassoleil durante coletiva de imprensa com a participação da CARAS Digital.

Os três jurados garantiram que, além de agora as provas estarem mais difíceis, a exigência está ainda maior. Porém, isso não significa que, para eles, a tarefa de escolher quem é eliminado não ficou mais fácil.

“Eu e Emmanuel, a gente tem um lado que a gente tem uma empatia. A gente está do outro lado todo santo dia nos nossos restaurantes. Todo mundo que senta para comer em um restaurante é um crítico ou um jurado em potencial”, começou Bronze sobre o assunto. “Então, nunca fica mais fácil porque a gente tem sempre que equilibrar as nossas opiniões com os nossos gostos pessoais e levar essa discussão para um outro nível”.

“A gente está falando sobre técnica, sobre gosto, percepção de experiência. O que fica difícil mesmo é quando tem muita gente boa na mesma prova e a gente tem que tomar a decisão de eliminar alguém que fez uma comida excepcional. E, isso acontece bastante nessa temporada”, garantiu em seguida.

O cozinheiro francês deu a sua opinião sobre o porquê a tarefa é tão complicada para eles: “Essa dificuldade acontece porque nós somos três jurados e cada jurado tem a sua personalidade. Então, se cada um dos 15 participantes têm a sua identidade, cada um de nós tem também. Acho que é um tempero que trazemos para o programa porque cada um de nós tem a sua visão para analisar o prato dentro do contexto de uma prova, analisar um determinado chef”

“Essa é uma avaliação que é completa porque de repente, nós temos ali três pratos maravilhosos e a gente precisa olhar os detalhes da apresentação, de como ele [o participante] trabalhou, como ele aproveitou os alimentos. É uma avaliação muito mais ampla do que dizer ‘é gostoso’, ‘é bonito' ou 'é bom’”, concluiu Bassoleil.

Para Ailin, as coisas são um pouco diferentes já que julgar pratos faz parte de sua profissão. “Eu sou jornalista de gastronomia e faço crítica de restaurante há quase 20 anos. É algo que é muito misturado à minha persona profissional, então eu não acho difícil, mas o que eu acho difícil é tratar o lado humano da mesma forma que o lado profissional”, revelou. 

“Eu sempre tento, de todas as formas, quando eu tenho críticas sérias a fazer, fazer de uma maneira que não ofenda, que incentive aquele chef a melhorar, a procurar novos recursos pra fazer aquela receita. Eu não gosto de ser ríspida demais, eu não gosto de ser grossa. Eu não gosto de deixar as pessoas mal por terem errado”, admitiu em seguida.

Sem dar spoilers, o elenco principal do Top Chef também prometeu uma edição cheia de emoções. As gravações ainda não terminaram, mas eles revelaram que já houveram muitas lágrimas escorridas nos bastidores.

Os nomes dos 15 competidores são: Natalia, Ana Cristina, Gabriela, Emanuele, Ana Beatriz, Manuela, Ana Carolina, Djalma, Júlio Cesar, Felipe, Carlos Eduardo, Rodrigo, João, Enrique e Giovanni.

Felipe Salles, o chef mineiro de 35 anos foi o primeiro eliminado da terceira temporada do Top Chef Brasil.

Último acesso: 25 Oct 2021 - 14:59:27 (400797).

Leia também

TV CARAS