CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Zilu Godoi faz desabafo sobre as pessoas na internet: 'Exala maldade'

Ex-mulher de Zezé di Camargo compartilhou um texto no Instagram pedindo a 'evolução dos seres humanos' e criticando a maldade que existe no espaço virtual

CARAS Digital Publicado em 25/08/2014, às 13h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zilu - Caio Duran / AgNews
Zilu - Caio Duran / AgNews

Desde que se separou de Zezé di Camargo e terminou o namoro com o sertanejo Zé Henrique, o Instagram de Zilu Godoi se tornou o principal meio de comunicação entre ela e seus fãs. Pela rede social, Zilu já pediu que parassem de falar mal do seu ex-marido e ainda declarou que estava cansada de ficar no Brasil porque 'não tem paz aqui' e que precisava voltar para Miami. As declarações de Zilu receberam algumas críticas que a incomodaram. 

Nesta segunda-feira, 25, Zilu decidiu fazer um desabafo e publicou um trecho de um texto escrito por Luis Eduardo Matta em 2008 sobre o comportamento humano na internet. Confira: "O único objetivo deste texto, ao qual eu também me incluo, é evoluirmos como seres humanos e tentar viver em um mundo melhor. Verdadeiros valores! A vida social se tornou, infelizmente e geralmente, um imenso teatro coletivo, e considerando que a internet é, ao menos para mim, uma extensão do mundo real, não é difícil nos assustarmos ainda mais com a nossa chocante realidade que exala maldade. Na internet encontramos as pessoas mais próximas de como elas realmente são, sem a diplomacia exigida pelo cotidiano da vida ao vivo, e podemos ter uma idéia mais real da dimensão da intolerância e da violência que nos cerca real e virtualmente. Fico muitas vezes assustada ao ver cada dia reforçada uma impressão que há muito tempo eu tenho de que os valores na sociedade estão totalmente invertidos e gravemente mutilados. A internet encarregou-se de tornar públicos os monstros existentes dentro das pessoas e mostrou, assim, que a humanidade está muito longe de um grau elevado de evolução. Uma das coisas que sempre me deixa pasma e triste é a capacidade humana, na verdade desumana de julgar os outros de maneira implacável com base em impressões superficiais, ou ofender sem motivo algum, apenas pelo simples prazer de agredir. A intolerância sobrevive vigorosa na mente das pessoas e, se não é exteriorizada ostensivamente no dia-a-dia, é porque existe um código social que as "impede"", diz.

O texto ainda pede uma "reflexão sobre as motivações que nutrem esse tipo de sentimento (inveja "grande mal secreto do ser humano") tão desprezível quanto corriqueiro". "Seja na vida real ou na virtual, uma vez que ambas se complementam, tenho esperanças de que as coisas possam melhorar... Prefiro acreditar que ainda existem no mundo ilhas de civilidade, sabedoria, caráter, inteligência, tolerância, amor, amor ao próximo, e graças a elas o mundo terá sempre um lastro que ajudará a atenuar a acelerada rota de decadência na qual nos encontramos. Depende de nós!", encerrou. 

O texto foi publicado junto com uma imagem que traz a palavra weltschmerz, que em alemão significa 'cansado do mundo'.