Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba tudo sobre o estilo de Renata Vasconcellos e veja como ter a elegância da jornalista

Consultora de moda comenta quais são as peças, tecidos e tons favoritos da âncora do Jornal Nacional, e dá dicas de como se inspirar em seu estilo minimalista

Luiza Camargo Publicado em 26/03/2015, às 15h48 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Renata Vasconcellos - Divulgação/TV Globo
Renata Vasconcellos - Divulgação/TV Globo

Diariamente, milhares de brasileiros veemRenata Vasconcellos contando as principais notícias do dia no telejornal mais influente do Brasil, o Jornal Nacional. Sua beleza, credibilidade, segurança e elegância são constantemente elogiadas, por isso, ela se tornou referência nacional quando o assunto é sofisticação e estilo.

+O passo a passo para ter o cabelo e a maquiagem de Renata Vasconcellos

Em entrevista à CARAS Digital,Danielle Ferraz, consultora de moda e apresentadora do quadro Você Mais Poderosa, do Mais Você, falou em detalhes sobre o estilo da jornalista, quais são suas peças, cores e tecidos favoritos e deu dicas de como se inspirar no guarda-roupa dela sem deixar seu visual sóbrio demais; confira.

O que se pode dizer sobre a cartela de cores usadas no guarda-roupa de Renata Vasconcellos?
Renata Vasconcellos tem um estilo mais sóbrio, minimalista que é bem-vindo em sua profissão, já que um jornalista deve passar credibilidade. É adepta das cores mais neutras e algumas, aliadas a modelagens discretas e make nude, podem envelhecer.

Levando em conta como a Renata aparece na TV e nas ruas, qual relação pode se estabelecer entre o figurino no vídeo e na vida real?
Como Renata acabou desenvolvendo um estilo que tem a ver com sua identidade profissional, acabou que seu guarda-roupa de vida e trabalho se fundem. Não vejo problema nessa conexão desde que o estilo tenha a ver com a personalidade da pessoa e sua profissão - o que acontece com a jornalista.

Quais peças são chave no armário profissional dela?
Camisas, calças de alfaitaria, blazers e vestidos minimalistas.

O que se pode falar sobre os tecidos por ela usados?
Tecidos mais formais, indicados para o visual corporativo e grande parte de profissões com "dress code" mais restritos. Entram as sedas, crepes, microfibras -- tudo de extrema qualidade, o que a gente percebe pelo caimento e textura.

Qual a mensagem que o visual dela passa?
Credibilidade. No caso de um âncora, a notícia deve ter mais destaque do que ela.

 O que se pode falar sobre os  acessórios usados por ela?
Sempre mais discretos -- coerentes com seu estilo mais minimalista.

 Na composição do visual, o que se pode falar sobre a maquiagem (tendo em vistas cores e produtos usados no make)?
O Make em geral é bem suave e a boca nude. Uma maquiagem de correção com um ar de saúde. Percebe-se que a jornalista gosta de blush -- que as vezes está um pouco mais carregado. Uma boca nude sem ser puxada para o bege, para o rosado por exemplo,  seria indicada para um ar jovial, principalmente quando a jornalista usa tons de marrom, que envelhece.

Como você define o estilo dela no Jornal Nacional?
Sóbrio e elegante. Passa a credibilidade necessária à sua profissão.

Como avalia a transição do visual dela do Fantástico para o Jornal Nacional?
Creio que ela não inovou tanto em seu período no Fantástico, seguiu fiel ao seu estilo mais sóbrio e minimalista. Apenas pode ousar mais e incluir vestidos sem manga e cores mais fortes -- que iam bem num programa de variedade, mas numa bancada de telejornal não são recomendados.

Que tipo de mulher pode se vestir como Renata?
Executivas e mulheres cujas profissões  exigem um "dress code" mais formal.

 Ao copiar o estilo da jornalista "ao pé da letra" não se corre o risco de ficar sóbria demais? Ou até mesmo sem graça?
Não precisa copiar ao pé da letra. Pode sim ficar sem graça e até envelhecer. A beleza de Renata, seu porte e corte de cabelo aliados a modelagens elegantes ajudam a jornalista a ficar sóbria, mas elegante. Aconselharia às mulheres incluírem um toque de cor e mais acessórios para dar mais estilo e jovialidade ao look formal.