Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Datas Especiais / Especial

Dia das mães: veja seis dicas para planejar o álbum do bebê

Juliana Cazarine Publicado em 07/05/2014, às 12h47 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Dia das mães: 6 dicas para planejar o álbum do bebê - Foto-montagem
Dia das mães: 6 dicas para planejar o álbum do bebê - Foto-montagem

Não há mãe que resista à fofura de seu bebê e, desde a maternidade, deixe registrar cada movimento do filho. Aquela que optar por um ensaio fotográfico profissional precisa saber: a criança pode fotografar a partir do quinto dia de vida, desde que a sessão seja supervisionada pelos pais - mesmo os que não forem participar -, e o estúdio ou local onde serão feitas as fotos ofereça conforto e segurança ao bebê. A seguir, veja seis dicas da fotógrafa Simone Silvério para que o ensaio seja um sucesso.

+ Veja famosas que vão comemorar seu primeiro Dia das Mães

1. A partir de qual idade o bebê pode fazer um ensaio fotográfico?

Segundo Simone Silvério, o bebê pode fotografar a partir do quinto dia de vida. “É possível, sim, fazer ensaios com recém-nascidos”, diz. O bebê pode fotografar sozinho ou com a mãe. Até completar dois ou três meses, a criança é fotografada dormindo. “A partir dessa idade é mais comum fotografar a criança acordada, mas, se a criança dormir durante o ensaio, não tem problema”, afirma.

2. Os bebês ficam incomodados durante o ensaio?

O ambiente e o tratamento do fotógrafo com o bebê e com a mãe influenciam no resultado final do ensaio. “Os bebês nunca podem estar incomodados durante o ensaio. Se acontecer, sua expressão demonstrará esse incômodo e o que buscamos são expressões de alegria, paz e serenidade”, avalia Simone. Na hora de fotografar, o conforto do bebê é o mais importante.

3. Mas os bebês precisam de cuidados especiais durante o ensaio?

Antes de o ensaio começar, é  preciso se certificar sobre a segurança e comodidade do ambiente. “Não podemos colocar a criança em uma situação que apresente risco de queda ou que ela fique mal posicionada. Os locais onde a criança vai ficar têm que ter materiais confortáveis e não podem apresentar risco de quebra”, alerta a fotógrafa.

4. O pai e os irmãos do bebê têm que participar do ensaio?

A família toda pode participar do ensaio fotográfico, que ficará ainda mais bonito, de acordo com Simone Silvério. “Fotos com o pai da criança ficam lindas. Sobre os irmãos, as mães sonham em registrar momentos dos filhos juntos ou ter fotos do filho mais velho beijando e brincando com sua barriga”, afirma.

5. Quando o ensaio é feito com a gestante, qual é o melhor momento para fotografar?

A barriga da grávida precisa estar grande, mas ela tem que ter disposição para aguentar a sessão de fotos. “O ideal é fotografar por volta da 30ª ou 32ª semana. Nesta fase a barriga está saliente e a grávida não está muito inchada e tem disposição. Mas é possível fazer ensaios lindos até o último dia da gestação”, garante a fotógrafa.

6. Tem alguma recomendação para escolher o fotógrafo?

A escolha do fotógrafo muita pesquisa e busca de referências. “Analise o material disponível no site do profissional para saber se você se identifica com o estile dele de fotografar, visite o estúdio e converse pessoalmente com o fotógrafo para ter certeza de que ele trabalha com o carinho e responsabilidade”, sugere a Simone.