CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Cinco dicas para cuidar da saúde da pele e do cabelo durante o verão

O sol pode causar danos ao cabelo, doenças e manchas de pele. E no verão, com a exposição excessiva na praia e na piscina, é necessário ter cuidados especiais e evitar perfume e maquiagem, além de usar protetor solar

CARAS Online Publicado em 17/12/2013, às 10h14 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como cuidar da pele e do cabelo durante o verão - Shutterstock
Como cuidar da pele e do cabelo durante o verão - Shutterstock

Sol - com moderação - é sinônimo de saúde, mas inspira cuidados. Em excesso, os raios solares podem danificar o cabelo, manchar a pele e até causar doenças na pele.  Mas não dá para dispensar a diversão por medo. E nem precisa. A seguir, a dermatologista Karla Assed dá cinco dicas para manter a saúde durante as férias de verão.

+ Verão exige cuidados com a pele

+ Livre o seu cabelo das agressões do verão!

1. Cabelo loiro pode ficar esverdeado por causa do cloro da piscina, é o que afirma a dermatologista Karla Assed. “Acredita-se que o cloro seja ligado à queratina, o que pode deixar os fios esverdeados”, diz. O sol faz bem aos fios loiros, o cloro e o sal do mar, não. Para evitar desbotamento, cosméticos específicos para cabelos tingidos e protetor solar são indispensáveis. O protetor capilar, aliás, tem que ser usado por todas as mulheres, bem como o chapéu - ambos ajudam a proteger o cabelo das agressões externas.

2. Praia e maquiagem não combinam. “Maquiagem e perfumes, por exemplo, podem manchar a pele e até queimar a pele por causa da exposição solar”, argumenta a dermatologista. Para ir a praia ou piscina, a dica é lavar o rosto e usar apenas filtro solar.

3. Protetor solar é indispensável, independentemente do clima. “Tem que passar filtro solar todos os dias, até quando está chovendo”, avalia Karla. A explicação:"se há luz, há sol e, portanto, pode haver queimadura, sim”, enfatiza. É importante atentar-se à duração do protetor e retocar várias vezes ao dia. “Os produtos à prova d´água têm maior fixação, mas não significa que não saem na água”, conta.

4. Ficar de biquíni ou maiô por muito tempo pode provocar coceira e até lesões na pele. “A roupa molhada favorece o aparecimento de lesões na pele, como vermelhidão e coceira, principalmente da virilha, por ser um ambiente favorável aos fungos que se desenvolvem em ambientes fechados, úmidos e quentes”, afirma a dermatologista.

5. A exposição ao sol exige cuidados especiais com a pele porque os raios ultravioletas - UVA e UVB - podem provocar câncer de pele. A exposição excessiva aos raios solares também pode causar envelhecimento precoce, por causa do aumento da atividade dos radicais livres, e manchas.

+ Juliana Silveira, Grazi Massafera e Xuxa têm os cabelos do verão, segundo Celso Kamura