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Fundadores da Carbone.CC falam da luta contra doping no ciclismo

Para Vito Martellotta e Simon Pierre, combater esta realidade é a melhor saída para o futuro do esporte no Brasil

Redação Publicado em 14/09/2022, às 16h08

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Divulgação
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O ciclismo é um esporte que exige foco e resiliência do indivíduo, mas que também reconhece a força de um grupo unido e solidário. É com este pensamento que os fundadores do Carbone Cycling Club, os ciclistas Vito Martellotta e Simon Pierrede Groote, uniram suas escolas, para criar mais do que uma assessoria esportiva. A marca é uma verdadeira injeção de estilo inspirada no lifestyle e história de vida dos próprios criadores.

Ela é inspirada no termo “The French Connection”, criado na década de 1970, que se referia ao que havia sido a principal rede global de heroína baseada em Marselha, na França, liderada por Paul Carbone. Sendo, inclusive, ele e seus gangsters protegidos pela CIA. Aliás, o seu símbolo é baseado na bandeira da Córsega, de 1755, local de nascimento de Paul, representando resistência, foco e legião.

Combinando crítica com ironia, a Carbone.CC motiva sua alcunha no seu líder, para evidenciar suas preocupações éticas e o efeito negativo do doping, usando-se como uma plataforma proativa de educação, conscientização e luta contra em qualquer modalidade.

"Todos nós sabemos que o doping é uma realidade e o que é mais triste, é que isso acontece, inclusive, no amador. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) já admite que acontece muito mais no amador do que no profissional. Qualquer tipo é errado. No profissional, existe uma grande ação das agências para tentar diminuir o uso de substâncias ilícitas, mas no amador, não vemos nenhum tipo de ação acontecendo, muito pelo contrário. E é por isso que estamos aqui”, cita Martellota.

A cada dia, a normalização no amador aumenta. Vejo alunos ganhando performance de uma hora para a outra. Este é o grande problema do ciclismo profissional. Mas, no amador, é uma grande imbecilidade. Pois do ponto de vista da saúde humana, sabemos como as consequências são extremamente perigosas. E o que é mais assustador, na maioria das vezes, são incentivados por seus próprios professores”, reflete Pierre.

O problema fica mais sério quando essa normalização ganha até um nome mais bonito: ‘reposição hormonal’. Um segundo grande problema é que ainda temos milhares de provas não controladas, como corridas de ruas, com organizadores próprios, diferentemente do Campeonato Brasileiro. Sabemos que os custos para testes são caros, mas esta seria uma importante saída para a conscientização dessa nova geração de atletas brasileiros", completa.

Para combater isto e formar uma geração limpa, levantam fortemente a sua bandeira antidoping, e a sua preocupação com o tema. A principal meta é levar a educação e a conscientização. “Uma forma de aumentar a quantidade de atletas no alto rendimento é ter mais praticantes na base. Por isso, o nosso propósito é o de levar educação”, afirma Vito. 

"Não vamos conseguir fazer nada disso sozinhos, por isso, aproveito esta fala para convidar profissionais e assessorias a se juntarem a nossa causa, e levantarmos juntos essa mesma bandeira”, finaliza Simon.

De forma a acompanhar um dos mercados que mais crescem, a Carbone Cycling Club planeja abraçar, não apenas os momentos de pedal de seus clientes, mas também os fora da bike, com uma coleção exclusiva de cyclewear, desenhada por um time de designers, além de gastronomia, roteiros de viagem e tecnologia. Eles já iniciaram suas primeiras rodadas de investimentos, aceleradas pelo escritório School/SS99.

A Carbone.CC é uma combustão de estilo no ciclismo, quando mistura em sua estética padrões de camuflagem, serigrafia, cultura de rua e inspirações que vão de artistas como Banksy à Snoop Dogg, das Marginais de São Paulo até a região de Marseille.

Além de Martellota e Pierre, também conta com a direção criativa e curadoria de Flávia Nogueira, ciclista e fundadora do escritório School/SS99, agência de comunicação reconhecida e premiada por seus trabalhos de branding, design e experiência de marca. Juntamente com Mathias Cervantes, francês, praticante de elite do esporte na França, formado em logística e operações em Paris, e que assume o cargo de operações da empresa. 

Oferecer um espaço onde se pode tornar o indivíduo empoderado na luta coletiva pelo espirito livre, pela liberdade e pela igualdade, é a missão da Carbone.CC e de seus fundadores.