CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / SAIBA MAIS!

Saiba os sintomas da septicemia, complicação de Stenio Garcia

Stenio Garcia precisou ser internado no último sábado, 1º, após quadro de septicemia aguda

Mariana Arrudas Publicado em 03/07/2023, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Stenio Garcia - Foto: Reprodução/Instagram @steniogarciaoficial
O ator Stenio Garcia - Foto: Reprodução/Instagram @steniogarciaoficial

Stenio Garcia (91) foi internado no último sábado, 1º, após um quadro de septicemia aguda. O artista está em um hospital no Rio de Janeiro e, segundo sua esposa, Marilene Saade (55), está com os sinais vitais ótimos e não precisa do auxílio de aparelhos para respirar. Saiba a seguir quais são os sintomas da infecção generalizada que o artista teve.

O quadro de septicemia, também conhecida como sépsis, sepse e infecção generalizada, é bastante comum no Brasil, acometendo cerca de 150 mil pessoas anualmente. Segundo o Ministério da Saúde, os focos mais comuns ligados à doença são pneumonia, infecção urinária e infecção abdominal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias –como no caso de Stenio Garcia, fungos ou protozoários.

Os principais sintomas da complicação são: Febre alta, aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada e outros sinais como confusão, agitação, alteração no nível de consciência, dificuldade para respirar, pressão baixa e diminuição na quantidade de urina. O diagnóstico é feito com base na identificação do foco da infecção e sinais de mau funcionamento dos órgãos.

Leia também:O que é septicemia? Entenda quadro que levou Stenio Garcia ao hospital

O quadro pode causar alterações que danificam diversos sistemas do corpo e, em última instância pode desencadear uma falência de órgãos. Outra possível complicação é o choque séptico, em que a pressão sanguínea atinge níveis baixos e reduz a oxigenação de órgãos, o que compromete seu funcionamento. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a complicação mata cerca de 11 milhões de pessoas no mundo anualmente.

Em nota divulgada à imprensa, a esposa de Stenio Garcia afirmou que o ator foi ao hospital após sentir fortes dores nas pernas e então recebeu o diagnóstico de septicemia. Agora, o veterano está sendo medicado a fim de eliminar a infecção, e, por segurança, não está recebendo visitas, sendo acompanhado somente por Marilene.