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Semana Fashion mobiliza Nova York e seu jet set

Com ícones como Naomi e Twiggy e tops como Ana Beatriz Barros, mundo da moda toma a Big Apple

Redação Publicado em 30/09/2010, às 18h59 - Atualizado em 01/10/2010, às 10h32

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Lisa Snowdon, Twiggy, VV Brown e Ana Beatriz Barros no desfile Marks and Spencer - Fotos: Billy Farrell Agency, CityFilles, Fernanda Calfat, Getty Images, Greg Kessler, Jayme de Carvalho Jr., João Passos/ Brasil Fotopress, Luciana Prezia, Patrick, McMullan, Reuters e Splash New
Lisa Snowdon, Twiggy, VV Brown e Ana Beatriz Barros no desfile Marks and Spencer - Fotos: Billy Farrell Agency, CityFilles, Fernanda Calfat, Getty Images, Greg Kessler, Jayme de Carvalho Jr., João Passos/ Brasil Fotopress, Luciana Prezia, Patrick, McMullan, Reuters e Splash New
Uma edição histórica, alinhavada por festas, costurada a múltiplas mãos por consagrados estilistas e promissores estreantes e apresentada em um dos ícones da arquitetura e das artes da Big Apple, o Lincoln Center. Assim pode ser descrita a temporada primavera-verão 2011 da Mercedes-Benz Fashion Week, a semana de moda de Nova York. Entre 9 e 16 de setembro, jornalistas, produtores, stylists, compradores, empresários e celebridades circularam pelo evento, somando mais de 120000 pessoas. Convidados de CARAS para o Pro-AM do US Open de Tênis, a Miss Brasil 2010, Débora Lyra (21) , e os atores Erich Pelitz (19), Sheron Menezes (26), Fernanda Pontes (26) e Letícia Birkheuer (32) marcaram presença e aplaudiram os paulistanos Carlos Miele (46) e Alexandre Herchcovitch (39), que desfilou marca própria e sua coleção para a Rosa Chá, e o mineiro Francisco Costa (49), diretor criativo da linha feminina da Calvin Klein. Além dos oito dias de desfiles, a maratona contou com o Fashion's Night Out, evento idealizado por Anna Wintour (60), da Vogue América, para incentivar o consumo em várias capitais do mundo. Na sexta-feira, dia 10, as lojas ficaram abertas até às 23h e brindaram clientes com DJs, shows, famosos fazendo as vezes de vendedores e até bingo. Na Dolce & Gabbana da Madison Avenue, a top inglesa Naomi Campbell (40) roubou a cena dançando freneticamente diante da loja entre modelos usando óculos escuros, microshorts e camisetas com estampas de fotos de la Campbell, que celebra 25 anos de carreira. Já na flagship store da Ralph Lauren, no Soho, os convidados assistiram ao show de Janelle Monáe (24). Reverenciada por gerar mais de 175000 empregos e 10 bilhões de dólares em salários só em NY, a indústria da moda provou seu poderio. "Podem pensar que outra cidade é a capital da moda no mundo, não é verdade", disse o prefeito Michael Bloomberg (68), na estreia do evento no Lincoln após 17 anos no Bryant. Curiosos, fashionistas e famosos seguiram para o Upper West Side, local do primeiro desfile da maratona, o do programa Project Runway. Apresentadora do reality show que revela estilistas, a alemã Heidi Klum (37) pilotou os 75 minutos em que os dez concorrentes exibiram suas criações. No júri, a cantora e atriz Jessica Simpson (30), radiante. Após 10 anos como diretor criativo, Christophe Lemaire (45) se despediu da Lacoste com coleção impecável, toda inspirada na geometria da Op Art. "Quis expressar a essência da marca", comentou ele, que recebeu o carinho da top inglesa Daisy Lowe (21). No evento desde 2002, Carlos Miele foi o primeiro dos brasileiros a desfilar. Na fila A, críticos respeitados como Suzy Menkes (66), do jornal inglês International Herald Tribune, Carine Roitfeld (56), da Vogue França, e Guy Trebay, do jornal The New York Times. Na área vip, a Miss Brasil, Erich Pelitz, a atriz e diretora Cininha de Paula (51), Olivia Palermo (24), do reality show The City, e a amada de Miele, Ana Gequelin (27). "Inspirei-me na fragilidade e beleza da borboleta. São poucas as criaturas que encarnam estado de espírito despreocupado tão perfeitamente. Como a borboleta, a mulher se transforma; sai do casulo e aprende a voar com as asas que ganhou", disse Miele, que escalou Bebel Gilberto (43) para cantar a trilha e ganhou elogios do sócio da Arc NY Talent PR, Lorenzo Martone(31). "Carlos é um dos designers mais carismáticos hoje", avaliou ele, com duas pupilas, a gaúcha Jeísa Chiminazzo (25) e a russa Irina Shayk (24), musa de Cristiano Ronaldo (25). "As roupas são supersexy. Amo carregar um pouco de Brasil comigo", disse a bela. "Desfilei para Zac Posen e amei assistir o desfile. Carlos me fez sonhar", comentou Jeísa. Herchcovitch mostrou sua coleção no mesmo dia e repetiu o êxito do último São Paulo Fashion Week, quando exibiu os mesmos looks.Inspirada na arte americana abstrata, a explosão de cores agradou. "Adorei os vestidos retos, as mangas bufantes, os tons fortes, o futurismo", elogiou Sheron. No dia seguinte, Alê desfilou coleção como diretor criativo da Rosa Chá, enquanto Fernanda Motta (29), top e hostess do Brazil's Next Top Model, aplaudia a grife Ruffian com Lorenzo e André Leon Talley(60), da Vogue América, e a mineira Ana Beatriz Barros (28) e a paranaense Isabeli Fontana(27) ganhavam a catwalk. "Apesar da experiência, ainda me emociono ao desfilar", disse Isabeli, que reinou em passarelas variadas, do casual-chique poderoso de Michael Kors (51) ao glamour europeu de Oscar de la Renta (78). Darling tanto das famosas de Hollywood quanto das poderosas do jet set internacional, Francisco Costa mais uma vez arrasou com criações de primoroso minimalismo para a coleção feminina da Calvin Klein. "Uma vez Calvin me disse: 'Na moda, não há o certo e o errado. Há o tempo certo e o tempo errado.' Sempre penso nisso", revelou Francisco, nos bastidores. Fundada na Itália, com atual diretor criativo, Raul Melgoza (36), americano filho de mexicanos, e grupo de brasileiros como principal investidor, a Luca Luca provou que seus looks são almejados por clientes do mundo inteiro. "Crio coleções pensando em uma mulher de extremo bom gosto, cosmopolita, moderna, que sabe o que lhe cai bem e investe em peças atemporais", afirmou Raul. Inspirado em recente viagem a Austrália, Raul criou verão pontuado por cortes precisos, paleta etérea e estampas gráficas. Um sucesso unânime, para a alegria de Friedrich W. von Tucher (43), Chief Operating Officer, COO, da marca, e do casal de investidores brasileiros Maria Carolina (31) e Paulo Tavares de Melo (36). Não menos feliz, Tommy Hilfiger (59), tido como um dos pilares da moda americana, celebrou os 25 anos da sua grife em desfile dos mais badalados. Após o seu aplaudido fashion show, Tommy seguiu com a mulher, Dee Hilfiger, para o imponente Metropolitan Opera House, onde foi o anfitrião da festa mais concorrida da saison. Por lá, nomes como a diva pop Jennifer Lopez (41), usando Tommy Hilfiger, claro.