CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MÁQUINAS PODEROSAS NA MIRA DE VIPS EM SÃO PAULO

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL MOSTRA AS NOVIDADES DO SETOR E TRAZ ATRAÇÕES CULTURAIS

Redação Publicado em 02/11/2006, às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No alto, Kiko, do KLB, elogia o carrão da Lamborghini.
No alto, Kiko, do KLB, elogia o carrão da Lamborghini.
por Luciana Palmeira Shows musicais, debates sobre tendências, coquetéis, desfiles de moda... A forma cada vez mais arrojada com que as montadoras apresentam seus novos - ou futuros - modelos atraiu um público selecionadíssimo ao 24º Salão Internacional do Automóvel, que ocupou com luxo e modernidade o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 19 a 29 de outubro. Artistas, modelos, empresários, estilistas e personalidades ligados ao mundo da velocidade - por trabalho ou por paixão -percorreram os 155 estandes distribuídos em mais de 90 000 metros quadrados do maior evento automobilístico da América Latina. A abertura da mostra contou com a presença do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (46), e do governador de SP, Cláudio Lembo (72), entre outras autoridades. "A edição 2006 reafirma a cidade de São Paulo como o grande centro gerador de tendências e de vanguarda na América Latina. Dos visitantes da feira, mais de 50% vieram de fora da capital, número que centro de eventos do País. Ganha a cidade, ganha a população, ganha o empreendedor, ganha o turista", exaltou o prefeito Kassab, logo após o descerramento da fita verde-eamarela que abriu o evento. O público de 620 000 pessoas que lotou o Anhembi nos 11 dias do salão se surpreendeu com as inovações trazidas pelas mais importantes montadoras do mundo. Um dos estandes mais visitados, o da Lamborghini, chamou a atenção do cantor Kiko (27), do grupo KLB. "Achei o carro fantástico, maravilhoso. Para quem gosta de motor e velocidade, é uma máquina. O estilo futurista é incrível", comentou o jovem, em um dos veículos que foram notícia na semana passada, em razão da acusação de suspeita de importação irregular. "É o terceiro ano que faço show no salão, que monta uma ótima estrutura para mostrar a música. A Volkswagen tem todo um conceito artístico que liga os carros à arte. Todo mundo gosta de música, por isso essas apresentações são sempre bemvindas", comentou a cantora Luciana Mello (27), que se apresentou no lounge da montadora alemã. A empresa investiu em interatividade e também levou ao pavilhão shows de Wilson Sideral (31), Vanessa Jackson (25) e Luiza Possi (22). O público também foi brindado com ações do Instituto Criar de TV e Cinema, conduzidas por seu diretor-presidente, o apresentador global Luciano Huck (35), e seus convidados: João Gordo (42), apresentador do programa Gordo Freak Show, da MTV, e as atrizes Daniele Suzuki (29), Monique Alftradique (22) e Luiza Valdetaro (21). Os astros comandaram equipes formadas por alunos da ONG de Luciano que, munidos de câmeras, gravaram e editaram minirreportagens sobre o salão. "Foi uma troca muito rica, pois tive a oportunidade de conferir o que os alunos aprenderam durante as oficinas do instituto e, em contrapartida, pude fazer uma aula em campo com eles. Pela qualidade dos trabalhos realizados no Salão do Automóvel, os meninos estão preparados para entrar no mercado audiovisual", analisou Huck, que, por seu instituto, já formou 250 jovens moradores da região metropolitana de São Paulo. Os vídeos foram apresentados no espaço Arena Route, a 350 convidados que também assistiram ao debate Tendência é Ser Tendência, entre a jornalista especializada em moda, Erika Palomino (36), o arquiteto João Armentano (45), o estilista Valdemar Iodice (54), o publicitário Marcelo Serpa (43) e o consultor empresarial Dario Caldas. Após a rodada de discussões, um desfile da marca que leva o sobrenome do estilista paulistano Valdemar Iodice deu um toque fashion ao evento. "O automóvel deixou de ser apenas um utilitário e se tornou um complemento da própria roupa que você está usando. Num desfile como esse, cheio de glamour, como é o meu produto, acontece um casamento entre o automóvel e a moda", opinou o estilista, ao lado do filho Alexandre Iodice (32). A topIsabella Fiorentino (29), que encabeçou a passarela com a coleção primavera/verão da grife, não disfarçava o nervosismo. "Como já não desfilo durante o SP Fashion Week, tinha perdido o contato com a marca. Aí, deu um frio na barriga, fiquei nervosa. O público diverso também causou essa sensação de estréia, mas deu tudo supercerto e a apresentação ficou linda", contou a bela, aplaudida por Paulo Kakinoff (32), diretor de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil. "Procuramos dar ao público momentos perfeitos de entretenimento, informação, arte e cultura", concluiu o executivo.A Audi teve o aval do piloto de Stock Car Christian Fittipaldi (35), que aprovou seu novo Audi A3 Sportback. "Não esperava tamanha performance, a troca rápida de marchas. Tive o privilégio de dirigir o carro pelas ruas e marginais de São Paulo e entregá-lo no Anhembi", disse ele. Inspirada no tema do 24º Salão - Paixão, Emoção e Evolução -, a Fiat foi outra montadora que acreditou na força da moda para divulgar um novo conceito em carros. Dez looks de Adriana Degreas foram apresentados aos fashionistas no Fiat Fashion Innovation Attitude, sob tutela de Paulo Borges (44), criador e diretor artístico do SP Fashion Week. Já no lounge da General Motors foram mostrados alguns carrosconceito - automóveis em fase de testes exibidos para serem avaliados pelo público. "A aprovação das pessoas significa que o carro tem boas possibilidades de ser lançado no mercado. Como o Brasil é um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos globais, o feedback do público do Salão do Automóvel é muito importante para nós", completou o diretor-geral de de pós-vendas da General Motors do Brasil, Luiz Carlos Lacreta (57). "O que me chamou mais atenção foi o Prisma, compacto e lindo. É perfeito pra mim", disse a RP Valeria Baraccat (44). Ultrapassar os limites da tecnologia foi o que propôs a Honda que, além dos carros, levou ao Salão Internacional o robô Asimo. "O humanóide que atua como guia turístico em museus e como recepcionista em algumas empresas de tecnologia no Japão foi uma sensação", contava, alegre, Diego Fernandes (28), supervisor de marketing da Honda Automóveis do Brasil. Mas para outros, como o piloto de Fórmula Indy Tony Kanaan (31), o interessante mesmo foi admirar o veloz carro de Fórmula 1 exposto pela montadora. A montadora italiana Ferrari, umas das mais cobiçadas marcas da indústria automobilística, trouxe a F599 GTB Fiorano, que deixou boquiabertos os craques Romário (40) e José Roberto (32), do Santos, no estande para VIPs. FOTOS:EDUARDO VIANA, JAYME DE CARVALHO/ PHOTO 7, JOÃO RAPOSO/ RAPOSO PHOTO E PRODUÇÃO, ROBERTA YOSHIDA E SAMUEL CHAVES/ S4 PHOTO PRESS