CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

LINGÜIÇA TOSCANA

Redação Publicado em 11/01/2007, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LINGÜIÇA TOSCANA
LINGÜIÇA TOSCANA
Assim como a salsicha, o salame e a mortadela, a lingüiça é um embutido - carne temperada e acondicionada em tripas. Em inglês, os embutidos, incluindo a lingüiça, são chamados sausage, em francês, saucisse, em espanhol, salchicha, palavras, como a portuguesa salsicha, originadas no latim salsus, carne preservada. No Brasil, porém, salsicha é um produto específico, de massa compacta e bem diferente da lingüiça. Os chineses já preparavam embutidos desde 2000 a.C. Aqui, a indústria desse alimento teve início com receitas trazidas por imigrantes europeus. A lingüiça toscana é uma delas. Feita com carne suína (lombo, paleta, barriga, papada), é cilíndrica, curta e grossa. Leva temperos básicos como sal e alho, mas pode conter ervas e pimenta. Seu tom rosado resulta da combinação da carne magra, moída grosseiramente, com toucinho picado, que representa cerca de 15% da sua composição. No processo industrial, aos ingredientes básicos são incorporados, numa misturadeira, os temperos - em geral um conjunto de essências naturais, próprias para esse tipo de lingüiça, além de açúcar e alho - e aditivos para evitar oxidação e aumentar a vida útil. Em seguida, num outro equipamento a massa é embutida em tripas suínas, que são amarradas a cada 10 centímetros, para formar os gomos. Antes de ir para o comércio, a toscana é levemente curada, em estufa, à temperatura de 40 a 45 graus, até perder parte da umidade. É ótima para churrascos, cozidos - especialmente com feijões, grão-de-bico e lentilha -, sopas, molhos, coberturas de pizzas e recheios de pães. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Ser consumida em excesso, pois tem aditivos que podem se tornar cancerígenos no corpo; pessoas hipertensas ou com colesterol alto, por ter muito sódio e gordura. É bom para Ajudar a suprir a necessidade de proteína, pela boa oferta desse nutriente; e manter a integridade das células do sistema nervoso, por ser rica em vitaminas do comp. B.

Ficha técnica

100 g de lingüiça toscana contêm: Calorias - 346 Proteínas - 14,25 g Carboidratos - 0,65 g Gordura - 31,33 g Colesterol - 76 mg Vit. B1 - 0,568 mg Vit. B2 - 0,168 mg Vit. B12 - 0,91 mcg Niacina - 3,25 mg Magnésio - 14 mg Folacina - 8 mcg Ac. pantot. - 0,51 mg Vit. C - 2,0 mg Cálcio -18 mg Ferro - 1,18 mg Fósforo - 142 mg Potássio - 253 mg Selênio - 24,8 mcg Sódio - 731 mg Zinco - 1,79 mg

Como se escolhe

É fácil encontrar nos supermercados os vários tipos de toscana â¬" com ervas finas, só de pernil (mais magras), próprias para churrascos (mais gordas), com pimenta. O produto deve estar em balcão refrigerado (4 a 8 graus) e com a embalagem bem aderida, sem líquido no interior, o que pode indicar má conservação. Depois de aberto, precisa ser consumido em dois dias. Confira, no rótulo, o número de registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o prazo de validade. Se for comprar a granel, observe as condições de higiene do lugar e do vendedor. O prazo de validade e a origem (marca comercial) devem estar afixados perto do produto.

Como se prepara

O pacote fechado pode ficar na geladeira até o vencimento da validade. Uma vez aberto, guarde a lingüiça que não for usada em recipiente fechado, na geladeira, por no máximo dois dias. No freezer, ela dura até 20 dias, embalada em filme plástico. Utilize-a para preparar molho de tomate: refogue 1 cebola bem picada em 1 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem; junte 3 gomos de lingüiça esmigalhada e frite por 3 min; acrescente 2 latas de tomates pelados picados; salgue e cozinhe até ficar cremoso. Junte manjericão ou orégano. Sirva sobre polenta ou massa. Para fritar, faça furos nos gomos, cubra-os com água e cozinhe até secar, deixandoos dourar na própria gordura.

Minha receita

Márcio Moraes (apresentador de televisão)Márcio Moraes (apresentador de televisão)
Sugiro um tradicional feijão-tropeiro. Cozinhe e escorra 1 kg de feijão-mulatinho. Pique 100 g de bacon, 100 g de lingüiça calabresa, 100 g de lingüiça toscana e 100 g de lombo. Passe-os para uma panela. Junte 3 col. (sopa) de óleo, 2 alhos moídos e 1 cebola grande picada. Refogue, mexendo. Quando as carnes estiverem douradas, ponha 2 ovos e mexa até ficarem cozidos. Junte, aos poucos e mexendo, 1 kg de farinha de milho amarela e 1 xíc. de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha). Incorpore o feijão escorrido. Sirva com couve refogada e arroz branco. É um prato irresistível.