Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Camila Pitanga e Lázaro Ramos viajam com elenco para gravações de 'Lado a Lado' no Maranhão

Equipe de produção escolhe o centro histórico de São Luís para gravar algumas cenas de 'Lado a Lado', próxima novela das 6

Redação Publicado em 26/07/2012, às 18h05 - Atualizado em 27/07/2012, às 08h38

Zé Maria (Lázaro Ramos) e Isabel (Camila Pitanga) - TV Globo / João Cotta
Zé Maria (Lázaro Ramos) e Isabel (Camila Pitanga) - TV Globo / João Cotta

O elenco da próxima novela das 6 da Globo, Lado a Lado, gravou algumas das primeiras cenas da trama nas ruas do centro histórico de São Luís, no Maranhão. Camila Pitanga (35) e Lázaro Ramos (33) fizeram parte da equipe que passou 10 dias na cidade. “Escolhemos São Luís por sua arquitetura, muito semelhante com a do Rio do início do século passado, época em que se passa a nossa história. E estou muito feliz com o resultado”, disse o diretor de núcleo Dennis Carvalho(65).

Lázaro Ramos adorou o carinho da população local, que conferiu de perto cada momento das gravações e aproveitava os intervalos para tietar os artistas. “Foram todos muito carinhosos com a gente, sempre receptivos com a novela”, contou. Enquanto isso, Camila está animada com a sua personagem, Isabel, que lutará pela liberdade no início do século XX e pelo seu amor Zé Maria, feito por Lázaro. “O Rio de Janeiro do início do século é um caldeirão de assuntos para mergulhar: o surgimento do samba, da favela, a dificuldade de ser mulher. Mas o que mais está mobilizando é estudar as tradições africanas, me sinto conectando com minhas raízes mais profundas”, comentou.

A produção teve que ser detalhista para transformar o centro de São Luís em Rio de Janeiro, contando com aproximadamente 100 profissionais, incluindo cenografia, arte, direção, técnica e caracterização. Além disso, a trama teve a participação de 700 figurantes e equipe de apoio de profissionais de capoeira, dança e música.

A cenografia levou para o Maranhão três caminhões com o material necessário para a cena, como os cartazes de época e até uma carroça. “Ainda que o centro histórico de São Luís tenha essa arquitetura colonial, foi necessário transformar algumas partes em ‘cidade antiga’. Para isso, usamos 50 plotagens no piso para cobrir bueiros e, ainda, cerca de 25 portas frias, em madeira para cobrir vãos”, disse o cenógrafo Paulo Renato.

Entre o elenco que embarcou nesta viagem estavam Rafael Cardoso(26), Klebber Toledo(26), Caio Blat(32), Daniel Dalcin (26), Sheron Menezzes (28) e Milton Gonçalves (77).

A trama de Lado a Lado é escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, e tem estreia prevista para o mês de setembro, substituindo Amor Eterno Amor.