Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Camarão

Redação Publicado em 12/12/2012, às 11h25 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

- - -
- - -

O camarão pertence ao grupo dos crustáceos, palavra originária do latim crusta, que significa crosta. É queele tem o corpo protegido por  carapaças articuladas, patas, pinças, garras e antenas. Além do camarão de pesca natural, o Brasil o produz em cativeiro, que é usado no abastecimento do mercado nos períodos em que a pesca está proibida em decorrência da reprodução. Os camarões podem ter como hábitat águas doces ou salgadas. Por isso os rios e as lagoas com comunicação com o mar são ótimos viveiros. No Brasil existem vários tipos,  endo comercialmente mais importantes o branco, que mede até 20 centímetros de comprimento; o rosa, um pouco menor; o sete-barbas, que mede 7 a 8 centímetros; e o de água doce, também chamado pitu e mais consumido no Nordeste. O camarão é fonte de proteínas de ótima qualidade biológica,  com a vantagem de ser pobre em gordura. Pesquisas recentes mostram que, ao contrário do que se acreditava, não há ligação entre altas taxas de colesterol e o consumo de frutos do mar. A elevação dos níveis de colesterol relacionase mais ao consumo de gorduras saturadas encontradas nas carnes bovinas, suínas, aves e laticínios gordurosos, do que de alimentos ricos em colesterol, mas pobres em  ordura, como o camarão. Após se extrair a carapaça e a cabeça, o camarão tem aproveitamento total, com carne suculenta e de sabor incomparável. Pode ainda ser seco ou defumado. Todos são ótimos para recheios, risotos, saladas e molhos para massa. Podem finalmente ser assados, empanados ou só passados em azeite de oliva com ervas.

SAUDE

É bom para
Todos, principalmente para quem necessita de mais proteínas, como crianças, gestantes e atletas, pois é rico em proteínas de ótima qualidade, além de ser de fácil digestão.

É ruim para
Quem tem alergia a frutos do mar — estes devem evitá-los, já que são  liberadores de histamina, que podem causar urticárias na pele, áreas elevadas e vermelhas com prurido.

FICHA TECNICA

100 g de camarões cozidos contêm:
Calorias - 99
Proteínas - 20,8 g
Gordura - 1,08 g
Colest. - 195 mg
Vit. B12 - 1,48 mcg
Niacina - 2,58 mg
Folacina - 3,5 mcg
Vit. D - 3,58 mg
Vit. E - 1,7 mg
Cálcio - 39 mg
Cobre - 0,193 mg
Ferro - 3,08 mg
Magnésio - 34 mg
Fósforo - 137 mg
Potássio - 182 mg
Selênio - 64 mcg
Sódio - 223 mg
Zinco - 1,56 mg

COMO SE ESCOLHE

Encontra-se congelado ou fresco nas peixarias e/ou nos supermercados. Cuidado com os frescos, porque são mais perecíveis. Devem ter cheiro  uave de maresia e apresentar o corpo curvado e firme. Rejeite se o cheiro lembrar amoníaco e o corpo estiver reto e flácido. No caso dos congelados, veja a temperatura em que ficam no mercado, que deve ser estável em 18 graus negativos. A embalagem não pode ter cristais de gelo, que indicam descuido no congelamento e/ou no armazenamento. Depois de descongelar, use em 12 horas. Há ainda os camarões secos e salgados, ou secos defumados. Não compre camarões coloridos com corantes artificiais. 

COMO SE PREPARA

Quando cru, o camarão é acinzentado ou rosado, mas, ao cozinhar, torna-se branco ou rosado. Pode ser cozido com ou sem a casca. Para o preparo de caldos, tire casca e cabeça e junte-as aos camarões na panela com o líquido, pois os torna mais saborosos. Depois, despreze, claro, as cascas e as cabeças. Mas é fundamental destripá-los antes de cozinhar. Para descascar camarão fresco, lave-o em água corrente e tire a cabeça. Com tesoura, corte a carapaça na barriga, entre as patas; tire a casca empurrando-a para cima, mantendo ou não a cauda (que é necessária caso vá empanar). Introduza um palito ou agulha de crochê no meio do dorso e pince a tripa para fora. 

MINHA RECEITA

RIZ AUX CREVETTES

INGREDIENTES (para 4 porções): 1 col. (sopa) de óleo, 1 cebola média em pedaços pequenos, 2 xíc. de arroz polido, 2 col. (chá) de sal, 1/2 kg de camarões médios, 2 pitadas de pimenta-do-reino, 3 col. (sopa) de manteiga, 2 col. (sopa) de azeite, 7 alhos picados, 3 col. (sopa) de cheiro-verde picado.

MODO DE PREPARO: Aqueça o óleo numa panela. Refogue cebola. Junte o arroz e refogue por 5 min. Misture 1/2 litro de água fervente e metade do sal. Abaixe fogo, tampe e cozinhe por 15 min. Retire do fogo. Reserve. Tempere camarões com sal restante e pimenta. Aqueça numa frigideira manteiga e azeite. Junte alho e frite até dourar. Junte camarões e refogue, mexendo de vez em quando, até mudarem de cor. Misture o cheiroverde, retire camarões e reserve. À mesma frigideira, junte o arroz e misture para que absorva bem o tempero. Sirva com os camarões.

Receita Light: SALADA AO VINAGRETE DE GENGIBRE

Coloque numa tigela a salsa, a cebola, o gengibre, o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino, o açúcar e o azeite extravirgem. Mexa delicadamente e reserve. Coloque os camarões numa panela com 1/2 litro de água fervente. Ferva por cerca de 30 segundos. Retire a panela do fogo, escorra a água com cuidado, pique os camarões em pedaços pequenos e misture com o tempero. Deixe na geladeira por cerca de 30 min. Sirva com salada. 

Para 4 porções: 2 col. (sopa) de salsa picada, 4 col. (sopa) de cebola picada, 2 col. (sopa) de gengibre fresco ralado, 100 ml de suco de limão, 1 col. (chá) de sal, 1 col. (chá) de pimenta-do-reino moída, de preferência no momento em que for usar, 2 col. (chá) de açúcar refinado, 3 col. (sopa) de azeite, 200 g de camarão médio limpo, salada de folhas.


Receita Rápida: AO MOLHO DE MANGA

Lave os camarões. Ponha numa tigela e tempere-os com o vinagre e 1 col. (chá) de sal. Esquente bem a manteiga numa frigideira. Junte os camarões e frite por cerca de 5 min, ou até ficarem macios. Retire os camarões e reserve. À mesma frigideira, junte a cebola e refogue até que fique transparente. Incorpore a manga, a salsa, o leite de coco e o sal restante. Depois de 1 min, retire do fogo. Sirva com os camarões. Salsa picada decora.

Para 4 porções: 12 camarões médios bem limpos e lavados, 1 col. (sopa) de vinagre de maçã, 2 col. (chá) de sal, 5 col. (sopa) de manteiga, 1 cebola média descascada e picada em pedaços pequenos, 1 xíc. de manga descascada e picada, 2 col. (chá) de salsa desidratada, 4 col. (sopa) de leite de coco, salsinha bem higienizada, lavada, seca e picadinha.


Receita Econômica: ESPAGUETE COM TEMPURA

Peneire numa tigela farinha com maisena, fermento e sal. Junte gema e 4 col. (sopa) de água gelada. Bata até obter uma massa homogênea e ponha tigela noutra tigela com água gelada. Aqueça óleos numa panela. Passe camarões (um a um) na massa e doure-os. Ponha em toalha de papel. Parta espaguete ao meio e faça 4 porções. Junte uma porção na mão e mergulhe uma das extremidades na massa e depois no óleo. Frite sem soltar o macarrão até a base “colar”. Solte leque no óleo e espirre massa pelo leque com os dedos. Ao dourar, tire. Sirva com camarão e rúcula.

Para 4 porções: 1 xíc. de farinha de trigo, 2 col. (sopa) de maisena e 2 (chá) de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1 gema, 1 xíc. de óleo de soja, 2 col. (sopa) de óleo de gergelim, 8 camarões limpos, 100 g de espaguete, 1 maço de rúcula.


Receita Gourmet: XINXIM DE GALINHA

Numa tigela, tempere frango com alho, 2 col. (chá) de sal e suco de limão. Reserve. Bata no liquidificador cebola com coentro, gengibre e castanha. Reserve. Numa panela com metade do azeite bem quente, doure frango. Junte azeite restante, tomate e pasta de gengibre. Refogue até enxugar. Misture leite de coco, sal restante e 1 litro de água. Tampe e cozinhe por 45 min. Misture camarão e tire do fogo após 3 min. Sirva com arroz. Coentro decora.

Para 4 porções: 1 frango pequeno picado, 3 alhos amassados, 4 col. (chá) de sal, 2 col. (sopa) de limão, 3 cebolas médias picadas, 1/2 xíc. de coentro picado, 2 col. (sopa) de gengibre ralado, 1/2 xíc. de castanha-de-caju, 1/2 xíc. de azeite, 3 tomates médios picados, 1 xíc. de leite de coco, 1/2 kg de camarões limpos, arroz branco pronto, coentro.