videos Saúde e Você

No Saúde e Você: melasma, doenças cardíacas e prótese lombar

Duda e Tarcísio Rodrigues recebem Alan Ost, Decarthon Vitor e André Evaristo para conversas esclarecedoras sobre os temas

O Saúde e Você desta semana está imperdível! Duda Rodrigues recebe Alan Ost, dermatologista que traz informações sobre o melasma. Sendo extremamente comum, essa condição provoca o surgimento de pontos mais escuros na pele. De acordo com o médico, o surgimento da doença se deve à exposição solar e à luz visível, porém, é importante considerar também os fatores hormonais e genéticos. O tratamento é simples e existem várias opções no mercado: microagulhamento, peeling químico e cremes clareadores. Porém, para Alan, a opção mais efetiva é o laser Lavieen, que, de forma indolor, remove a maioria das manchas.

Em papo importantíssimo, Tarcísio Rodrigues recebe Decarthon Vitor, que fala sobre insuficiência cardíaca. O cardiologista explica que, apesar do nome assustar, nada mais é do que uma disfunção do coração, que faz com que o órgão perca a sua potência de bombeamento de sangue. As pessoas que sofrem com essa doença sentem falta de ar, dor no peito e podem até ter inchaço nos pés e nas pernas. Apesar de serem sintomas comuns, é importante que, ao reconhecer um dos sinais, o pronto-socorro seja procurado o quanto antes.

Por fim, mas não menos importante, o especialista em cirurgias da coluna, André Evaristo, fala sobre prótese lombar. Apesar de ser indicado até para o mais leve dos casos de dores na coluna, o médico ressalta a importância de uma segunda opinião, para que a operação não seja feita à toa. As próteses são recomendadas apenas quando a dor é muito intensa e persistente, apresentando pouca melhora com o passar do tempo. Para os incômodos que não chegam nesse nível, o aconselhado é seguir com tratamento por cerca de um mês e meio, recorrendo a uma intervenção apenas se o caso não apresentar evolução.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h.


Publicado segunda 26 abril, 2021


Último acesso: 29 Jul 2021 - 04:24:43 (386760).