Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Juliana Baroni e Eduardo Moreira: encontro oficial com a Rainha Elizabeth II

Láurea e emoção pontuam um exclusivo encontro com a monarca inglesa no Castelo de Windsor

CARAS Publicado em 24/06/2015, às 18h34 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A feliz visita de Monty, Elizabeth II e do casal Juliana e Eduardo na sala de estar do Castelo de Windsor. - EVA ZIELINSKI-MILLAR
A feliz visita de Monty, Elizabeth II e do casal Juliana e Eduardo na sala de estar do Castelo de Windsor. - EVA ZIELINSKI-MILLAR

Um encontro com a rainha Elizabeth II (89), da Inglaterra, é algo considerado privilégio para poucas pessoas do mundo. E, para algumas delas, pode ser ainda mais especial e mágico se acontecer em uma das residências oficiais da realeza, o secular Castelo de Windsor, em Berkshire, por uma causa mais do que nobre. Foi nessa atmosfera de emoções, realizações, e com muitas histórias para contar a partir de agora, que o banqueiro e adestrador de cavalos carioca Eduardo Moreira (39) e a eleita, a atriz Juliana Baroni (37), participaram, ao lado do domador de cavalos norte-americano Monty Roberts (80), da condecoração do coronel José Mauricio Weisshaupt Perez (51), que comanda a tradicional Academia da Polícia Militar do Barro Branco, na capital paulista.

A audiência privada serviu como reconhecimento para o método de treinamento de policiais utilizado por José Mauricio e com inspiração no livro Encantadores de Vidas, escrito por Eduardo, que, por sua vez, teve Monty como mentor. O domador é conhecido por empregar o método chamado Doma Gentil, de não-violência na domesticação dos equestres, por meio de gestos e troca de olhares com o animal. “Além disso, a técnica pode ser usada para enfrentarmos qualquer tipo de situação ou problema e as pessoas podem mudar suas vidas.  O comandante leu o meu livro e se inspirou. De todos os mais de 500 policiais formados com o método, o número de homicídios cometidos por eles até agora é zero. Fiquei impressionado e sabia que tinha que levar isso ao conhecimento do Monty e da rainha”, explicou Dudu, como é chamado pelos amigos, e que já recebeu láurea das mãos da nobre, admiradora dos cavalos, em 2012, por difundir a prática pelo mundo.

Para a ocasião, Juliana, que será protagonista da próxima novela do SBT, Cúmplices de Um Resgate, com estreia prevista para julho, escolheu um figurino à altura. Filha da chapeleira Riva Baroni (62), a atriz optou por modelo roxo, confeccionado pela mãe, vestido florido da estilista Lethicia Bronstein (34) e joias da designer Ruth Grieco. “Elizabeth é muito amada e realmente engajada nas causas sociais. Só de estar naquele ambiente, foi uma emoção sem tamanho, um momento mágico. Ela lembrou, inclusive, da visita oficial que fez ao Brasil, em 1968”, descreveu Ju, endossada pelo amado. “Foi um encontro feliz. O que me deixou sem palavras é a humildade dela e seu carinho conosco, seu interesse genuíno no nosso encontro. Foi uma experiência única”, afirmou Dudu, que também apresentou Juliana à nobre. “Após meu marido falar para ela sobre os feitos do coronel, eu contei que era atriz. Ela disse que eu deveria ser muito feliz nesta profissão, e eu, claro, concordei. Nosso encontro era para ter 10 minutos, mas durou 27. Ela foi muito gentil”, contou a atriz, que ficou contagiada não só pela imponência dos monumentos históricos como também pela arquitetura medieval.

Os brasileiros foram recebidos na sala de estar de Elizabeth II e o que os impressionou foi a riqueza de detalhes do local, que reúne os estilos vitoriano, georgiano e gótico. A sensação de encantamento, segundo Juliana, é de estar dentro de um museu com preciosos objetos e saber que eles são usados por nobres na atualidade. “Há muitos vasos, louças centenárias ou quem sabe milenares, joias, medalhas e quadros. Nas portas, há detalhes em ouro. Eu e Dudu parecíamos crianças felizes, agraciadas, vivendo um sonho. Ele vestido de príncipe e eu, de princesa”, brincou ela, emocionada.

Além da visita a Windsor, o casal aproveitou para passar dois dias em Londres. Eles caminharam por pontos turísticos da cidade, foram a restaurantes e assistiram ao musical O Rei Leão. “Dudu é um excelente companheiro de viagem. Estamos em um ótimo momento, já tivemos nossa filha, então foi uma segunda lua de mel”, explicou Juliana, falando da herdeira, Maria Eduarda (1 ano 2 meses), que não os acompanhou. Entre os o próximos projetos de Eduardo, está a montagem da peça O Encontro, baseada em seu livro homônimo e que tem a amada como protagonista, no primeiro semestre do ano que vem, além do lançamento de sua quinta obra, intitulada A Busca.