CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Revista / Entrevista

A arte sem limites e longe de rótulos de Mariana Xavier

Em fase de conquistas, Mariana Xavier vive sua primeira protagonista na TV e rompe com padrões estéticos

por Tamara Gaspar

tgaspar@caras.com.br

Publicado em 23/10/2023, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mariana Xavier em entrevista na Revista CARAS - FOTOS: VITHÓRIA CAMILO
Mariana Xavier em entrevista na Revista CARAS - FOTOS: VITHÓRIA CAMILO

O sorriso fácil e a voz entusiasmada entregam: Mariana Xavier (43) vive fase de conquistas. Além de interpretar sua primeira protagonista na TV, na série Tem Que Suar, do Multishow, a atriz se orgulha de romper com padrões estéticos. “Por tudo que já ouvi na vida, que eu iria morrer de fome, que não tinha artista na família, para escolher outra profissão... chegar ao posto de protagonista é uma vitória gigantesca. A loira gata de um programa de humor sou eu, alguém com o meu corpo, isso é quebrar barreiras e fazer bem para muitas pessoas que só se viam representadas no lugar da chacota”, diz ela, que abriu as portas de se apartamento com exclusividade para CARAS, no Rio.

Com mais de 20 anos de carreira — sem contar o período antes de se profissionalizar —, Mariana vê com positividade as mudanças no meio artístico. “Nos últimos anos, temos conquistas em relação à diversidade e ao comportamento do próprio público, que quer se ver representado. Os padrões estéticos eram mais rígidos e existia uma coisa de privilegiar isso em detrimento do talento”, avalia ela, diretamente afetada pelas transformações. “Hoje, sou uma pessoa mais confortável na minha própria pele, feliz e realizada!”, completa ela.

Apesar de a comédia permear sua trajetória, Mariana prefere passar longe dos rótulos. “Herdei isso do meu pai. E ainda tem a demanda do mercado, principalmente, depois que engordei. Juntou minha aptidão natural de ser uma pessoa que faz piada com o estereótipo de que o gordo é engraçado. Sei que faço comédia bem, mas minha luta é mostrar que meu corpo não define o gênero dramatúrgico em que tenho que trabalhar”, diz a artista. E quem vê Mariana falando com leveza e propriedade sobre padrões estéticos, pode não imaginar, mas ela já sofreu com o tema. “Sou vítima da ditadura da magreza e engordei tentando ser magra. Falo sobre isso para evitar que as pessoas não violentem a saúde física e mental em busca de padrões inatingíveis”, dispara ela. 

Mariana Xavier em entrevista na Revista CARAS

Mariana Xavier em entrevista na Revista CARAS

Mariana Xavier em entrevista na Revista CARAS

Mariana Xavier em entrevista na Revista CARAS

FOTOS: VITHÓRIA CAMILO