Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Receitas / Gourmet

Dia da Pizza: aprenda a fazer uma massa versátil para receitas doces e salgadas

Quem ama pizza sabe como é difícil escolher apenas um sabor. Por isso, no Dia da Pizza, ensinamos o passo a passo para fazer uma massa que acompanha receitas doces e salgadas. Confira!

CARAS Online Publicado em 10/07/2013, às 12h50 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

O segredo de uma boa pizza é um molho consistente e massa leve - Divulgação
O segredo de uma boa pizza é um molho consistente e massa leve - Divulgação

A pizza é um prato tradicional da culinária Italiana. Mas, em São Paulo, faz o maior sucesso! Há quem diga, inclusive, que a pizza paulista é melhor do que a da Itália. Opiniões à parte, fato é que, no Dia da Pizza, o mundo inteiro tem razões para comemorar. A melhor comemoração, é claro, é comer um pedaço bem suculento do seu sabor favorito. 

+Receita de festa junina: aprenda a fazer cuscuz marroquino com pinhão e linguiça de cordeiro

+Inspirado na culinária indígena: aprenda a fazer bolinho de banana com pirarucu desfiado

E por falar em sabor, tamanha é a variedade, que fica difícil escolher apenas um. Portanto, damos a receita de uma massa versátil, que pode ser usada para pizzas doces e salgadas.

Veja o passo a passo

Ingredientes

- 200g de farinha de trigo
- 10g de fermento biológico
- 10g de sal
- 1 colher (chá) de óleo de milho
- 50ml de água morna

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo sobre uma bancada e espalhe uniformemente. Faça um vão no centro e junte o fermento, o sal, o óleo e a água. Amasse com as mãos até obter uma massa firme e homogênea. Cubra com filme plástico e deixe descansando por um período de 20 minutos a 30 minutos.

Depois, retire o filme plástico e divida a massa em quatro partes. Deixe descansar por mais 20 minutos. Com a ajuda de um rolo, abra a massa em formato de disco fino. Por fim, espalhe 200 gramas do molho escolhido para cobrir a pizza, seja doce ou salgado, até mesmo nas bordas. Em seguida, coloque o recheio desejado.

O segredo de uma boa pizza é um molho consistente e massa leve. Se você quiser fazer uma pizza salgada, veja a receita de um molho de tomate.

Ingredientes

- 6 Tomates
- Orégano a gosto
- Azeite extra virgem
- Sal a gosto
- Manjericão a gosto

Modo de preparo

Coloque os tomates para ferver por 3 minutos. A ideia é só que somente a pele se descole. Depois de retirar do fogo, retire a pele e as sementes dos tomates e bata em um liquidificador. Adicione orégano, azeite, sal e manjericão a gosto. Cubra a massa da pizza com esse molho. Não é preciso levar ao fogo.

+Happy Hour: aprenda a fazer um drink e um aperitivo da culinária francesa

A receita foi ensinada pela pizzaria Zi Tereza