musica Descanse em paz!

Relembre momentos da vida e carreira de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos

Dudu Braga faleceu aos 52 anos após uma luta contra o câncer no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal

CARAS Digital Publicado quinta 9 setembro, 2021

Dudu Braga faleceu aos 52 anos após uma luta contra o câncer no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal
Relembre momentos da vida de Dudu Braga - Reprodução: Globo / Crédito: Estevam Avellar

Produtor musical, radialista, jornalista, esposo, pai e filho do grande cantor Roberto Carlos (80), esse era Roberto Carlos Braga II, ou apenas Dudu Braga, que faleceu aos 52 anos após lutar contra um câncer no peritônio.

Primeiro filho de Roberto Carlos com a sua falecida esposa, Nice Rossi, Dudu nasceu no dia 14 de dezembro de 1968 e foi diagnosticado logo após o nascimento com glaucoma congênito, uma condição rara dos olhos que afeta desde recém-nascidos até crianças por volta dos 3 anos. Ainda na infância, passou por sete cirurgias oculares e perdeu a visão aos 23 anos após um deslocamento na retina. 

dudu
Reprodução: Arquivo pessoal

Dudu era formado em publicidade, apaixonado por surfe e seguia sua vida normal até perder a visão. Em 2016, em uma entrevista para Adriane Galisteu (48), ele relembrou da luta dos seus pais para que ele enxergasse: "Meu pai e minha mãe correram o mundo para que eu viesse enxergar. A gente foi para a Holanda para fazer o tratamento, eu com 15 dias de idade, era uma cirurgia experimental. Eu fiz sete cirurgias e enxergava normalmente", relembrou. 

Após perder a visão, Dudu mudou o rumo de sua vida e passou a atuar como músico e produtor musical. Abriu uma gravadora e apresentava um programa de rádio chamado "As Canções que você fez pra mim" em mais de 40 emissoras do Brasil e de Portugal, que ele continuou fazendo no período em que esteve internado. 

Em 2014, o filho de Roberto Carlos formou a banda 'RC Na Veia', criada em homenagem ao seu pai. Dudu assumiu a bateria, e o grupo cantava os clássicos do 'rei' na versão rock. Em um DVD, lançado no ano de 2018, a banda gravou com o próprio Roberto Carlos. 

dudu
Crédito: Estevam Avellar

Além dos trabalhos em rádio e da banda, Dudu também realizava palestras motivacionais, falando sobre inclusão e contando sua história de superação após se tornar deficiente visual. Ele também passou a atuar em instituições beneficentes, sendo um dos fundadores da ONG Meninos do Morumbi.

Dudu Braga e a paternidade

Um dos momentos marcantes na vida de Dudu Braga com certeza foi o nascimento dos seus filhos. O produtor deixou três herdeiros, Giovanna Braga (22) e Gianpietro (17), frutos do seu antigo relacionamento.

Aos 46 anos, Dudu foi pai novamente da pequena Laura (05), nascida da sua união com Valeska Braga. A menina, vale pontuar, chegou a acompanhar o pai em algumas das suas internações. 

dudu
Reprodução

Após 18 anos juntos, Dudu Braga oficializou a união apenas 25 dias antes de falecer

Vinte e cinco dias antes do seu falecimento, Dudu Braga oficializou sua união com Valeska Braga na presença do seu pai e da caçula, a pequena Laura. 

Para a Caras, Dudu e Valeska explicaram o motivo da decisão: “Adiamos muito tempo e como fiquei meio doentinho, veio uma preocupação. Além disso, Lala está crescendo, ela pôde trazer as alianças, é muito especial”, explicou Dudu, que estava em tratamento contra o câncer no peritônio. “É importante para a Lala vivenciar esse momento e ter a gente como referência”, destacou a noiva. 

Roberto Carlos também se emocionou com o momento do filho, que considera o seu ídolo: “Desejo muitas felicidades, alegrias, saúde, paz e amor para eles. Meu filho é meu ídolo”, disse, emocionado. 

dud
Reprodução

Dudu Braga e a luta contra o câncer 

Diagnosticado em setembro do ano passado com um câncer no peritônio, membrana que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos, Dudu já havia lutado contra um tumor no pâncreas em 2019.

Último acesso: 25 Sep 2021 - 21:49:40 (399471).

Leia também

TV CARAS