musica Homenagem

Carlinhos Brown lamenta morte de Jorge Portugal: ''Nos deixa um imenso legado''

O cantor lamentou a morte do amigo e falou sobre o seu legado

CARAS Digital Publicado terça 4 agosto, 2020

O cantor lamentou a morte do amigo e falou sobre o seu legado
Carlinhos Brown lamenta morte de Jorge Portugal - Reprodução/Instagram

Carlinhos Brown usou suas redes sociais na tarde desta terça-feira, 4, para lamentar a morte de Jorge Portugal

Através do seu perfil oficial no Instagram, o cantor prestou uma bela homenagem ao ex-secretário de Cultura da Bahia, professor e escritor, lembrou seus ensinamentos e ressaltou que ele deixa um enorme legado. 

"Eu era um vendedor ambulante na porta de uma escola quando fui convidado a participar de um festival estudantil que se organizava dentro dela. Lá tive o primeiro contato com a potência dos festivais e nesse contexto encontrei a primeira oportunidade de vivenciar a força da percussão na minha vida. Foi quando me encantei por grandes nomes que alí estavam, entre Chico Evangelista, Jorge Alfredo, Raimundo Sodré, Roberto Mendes e o nosso eterno e querido professor Jorge Portugal - e todo um arsenal luminoso de estrelas que vieram conduzir e renovar a Música Popular Brasileira", lembrou o músico. 

"Vi que um cantor especial, que era Sodré, trazia com ele um poeta que dizia "moinho de homens que nem jerimuns amassados" e procurava entender o sentido da frase e porque aquilo me tocava tanto. Até que a própria música me levou ao estúdio WR, onde conheci o poeta que libertava os currais penosos do mundo. Ele, um escritor, professor, generoso com todos que a ele recorriam e que se encontravam na porta daquele estúdio. Queria uma letra bem feita? Corre que Portugal ajeita. Assim dizíamos", acrescentou. 

Carlinhos ainda relembrou a amizade que eles construíram. "E nossa amizade perdura por mais de quarenta anos. Pois esse professor nunca negou um ensinamento a quem queria aprender. E ele ensinava em qualquer lugar que estivesse. Observava atento as escritas e as traduzia, para que tudo caminhasse com alegria e educação."

"Jorge Portugal é de extrema importância na minha cadência rítmica de escrita, não apenas porque corrigia, mas porque inspirava. Por sua capacidade acolhedora, por compartilhar seus ensinamentos e por deixar claro que cantar sua aldeia era uma forma de falar com o mundo", elogiou. 

O cantor seguiu falando do legado que Jorge deixará. "Esse Santamarense nos deixa um imenso legado e seremos eternamente gratos à potência de sua existência. Foi essencial para que o Axé Music virasse a potência que é, até porque ele chegou primeiro. Uma poesia de pessoa. Vai ficar uma grande saudade desse precioso cidadão do mundo", finalizou.

De acordo com o portal G1 Jorge Portugal faleceu nesta última segunda-feira, 3, ele estava internado no Hospital Geral Roberto Santos e a causa da morte foi falência cardíaca aguda. 

Confira:

Carlinhos Brown lamenta morte de Jorge Portugal

Receba notícias da CARAS Brasil no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!
 

Último acesso: 27 Sep 2020 - 08:04:15 (359232).

TV CARAS