Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Decoração da Ilha de CARAS: Caramanchão

by Paula Neder

Redação Publicado em 25/12/2012, às 10h57 - Atualizado em 26/03/2020, às 16h02

Paula realça o clima de festas e encontros e busca inspiração na própria Ilha. - -
Paula realça o clima de festas e encontros e busca inspiração na própria Ilha. - -

O caramanchão está pronto para celebrar em grande estilo as mil edições de CARAS. Uma espécie de cartão de visitas, o espaço onde os convidados desembarcam e têm o primeiro contato com a Ilha, ganhou decoração de Paula Neder (50) inspirada ainda no próprio cenário natural e paradisíaco de seu entorno. “Achei que não deveria focar em algo externo. Para mim, o tema era a própria Ilha. Pensei sobre o que realmente puxa a comemoração aqui: o mar, o céu, a vegetação. Então, olhei para as cores de Angra, tudo tão exuberante”, explicou a arquiteta. Com isso, sobressaem uma gama de azuis e verdes, em referência ao oceano e à Mata Atlântica, além do branco, vistos nos tecidos de almofadas, sofás e em elementos decorativos. Os mesmos tons pontuam o painel do bar feito de uma composição de azulejos pelo grupo Coletivo Muda, que tem entre seus integrantes o arquiteto Duque Capelão (28), filho de Paula. Eles focam o trabalho na experimentação e no desenvolvimento da arte. “Passei a eles um briefing de ilha, praia, clima festivo. E se repararmos bem, apesar de ser geométrico, há uma ondulação que tem a ver com o mar”, ressaltou a arquiteta.

Como o ambiente abriga festas diurnas e noturnas, shows e espetáculos de música e teatro, Paula caprichou também na iluminação. “Colocamos lâmpadas de led jogando os focos de luz para o teto de sapê. Assim, não ofuscamos ninguém e ainda damos uma boa iluminada geral no ambiente”, disse. E pensando na praticidade e no conforto do espaço onde as pessoas costumam se encontrar, ela compôs a parte externa com duas chaises gigantes e quatro poltronas duplas de fibra sintética, além de bancos, pufes de madeira e espreguiçadeiras no estilo de Bali. Na área interna, dois sofás, seis poltronas, além de banquetas convidam ao encontro e ao bate-papo. “Sabemos que aqui é um lugar bastante receptivo, onde os convidados conversam, sentam, se divertem. Por isso, se precisar, alguns móveis podem ser deslocados facilmente”, justificou ela. 

As cortinas brancas, além de um toque de requinte, quebram um pouco o sol do entardecer, deixando os vips à vontade. Ao admirar o seu ambiente pronto, no fim da tarde, Paula mostrou-se bastante feliz com o resultado. “Para 2013 vou apostar nestas mesmas cores em meus projetos, os azuis-marinho e turquesa e o verde-pistache, que valorizam qualquer ambiente. Fora isso, o meu desejo é que usem e abusem deste espaço para brindar com muita alegria à vitoriosa trajetória de CARAS”, celebrou.