Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Fashion / Rio Fashion Week

NYFW: Diane von Fürstenberg e 15 fatos que você precisa saber sobre a estilista

CARAS Online Publicado em 08/09/2013, às 13h34 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Diane Von Furstenberg - Getty Images
Diane Von Furstenberg - Getty Images

Quando era jovem, não sabia o que queria fazer. Mas sabia qual tipo de mulher queria ser”. A frase é de Diane von Fürstenberg, a mulher que aos 28 anos de idade foi considerada pela revista Newsweek a mais poderosa do mundo desde Coco Chanel.

A estilista já foi casada com um príncipe, recebeu o título de princesa, separou, retirou o título nobiliárquico, se apaixonou por um brasileiro, obteve cidadania americana (ela nasceu em Bruxelas), acumulou mais de US$ 1,6 bilhão, assinou um projeto em que se propõem doar parte de sua fortuna e próximo de completar 70 anos de idade, hesita em definir seu legado. "Não acho que sou um mito porque ainda estou trabalhando! Cada novo dia é uma oportunidade para definir meu legado”, diz em entrevista exclusiva ao CARAS Fashion no começo desse ano.

+ A estilista Diane von Furstenberg quer ver as mulheres poderosas. Saiba como

+ Diane von Furstenberg revela suas cores favoritas para a primavera

Mesmo não se considerando um mito fashion, Diane é um nome cravado na história da moda. O famoso wrap-dress (vestido-envelope) desenhado por ela é tido como um ícone da liberdade feminina.

Mas se engana quem pensa que a vida da estilista é envolta apenas por jérsei de seda. Há exatos 15 anos, Diane resolveu publicar suas memórias e escreveu Diane: A Signature Life para falar dos louros e dos momentos não tão gloriosos de sua vida, como a descoberta do câncer e o período em que ficou fora do mercado após vender sua empresa. 

livro diane: a life signature

E já que Diane von Fürstenberg é um dos principais nomes do line-up do NYFW, reunimos 15 fatos que você precisa saber sobre ela. Confira.

1) A mãe de Diane,  Liliane Nahmias, de nacionalidade grega, foi uma sobrevivente do Holocausto. Dezoito meses antes do nascimento de Diane, Liliane estava em Auschwitz e pesava 23 quilos.

2) Aos 18 anos de idade, ela conheceu o Príncipe Egon von Fürstenberg (1946-2004), o filho mais velho de um príncipe alemão e de uma herdeira da Fiat. Eles se casaram em 1969. Diane recebeu o título de Princesa. Em 1972, eles se divorciaram e ela retirou o título nobiliárquico. 

3) Após o divórcio, Diane foi de navio (ao invés de avião) da Itália para os Estados Unidos. A justificativa? Queria pensar no futuro. 

4) Na década de 70, Diane era uma frequentadora assídua do Studio 54. Ela chegava dirigindo sua Mercedes e entrava sozinha no clube.

5) Aos 25 anos de idade desenhou o wrap-dress, sem ter a ideia de que a peça se tornaria um ícone da liberdade feminina. Em 2014 o modelo completa 40 anos.

6) Ao chegar nos Estados Unidos, Diane foi bater na porta de Diana Vreeland, editora da Vogue americana na época, com três wrap-dresses. Vreeland a atendeu e apadrinhou a estilista, mesmo tendo expulsado Diane da sala.

7) Aos 28 anos de idade, Diane já tinha vendido 05 milhões de vestidos. 25 mil em apenas uma semana.

8) Em 1983, fez o Volcan d’Amour para o Paulo, um charmoso brasileiro charmoso que conheceu em Bali. Foi paixão à primeira vista, como o nome já diz. Mas nem o perfume nem a relação duraram. Quando a fragrância ia ser lançada, os ingleses já tinham arruinado meus negócios

9) No anos 80, Diane foi obrigada a vender sua empresa. Ficou fora do mercado por 15 anos. Voltou mais forte do que nunca.

10) Em sua empresa, ela prefere contratar mulheres a homens. Cerca de 95% de seu quadro de funcionários é comporto por mulheres. Todos os cargos de confiança são gerenciados pelo sexo feminino.

11) Em 1994 foi diagnosticada com câncer e começou a praticar meditação transcendental.

12) Em 2002 obteve cidadania norte-americana.

13) Ela acredita em Deus, mas não tem religião.

14) Em 2010 criou a Fundação da Família Diller-von Furstenberg (DVFFF) e anualmente realiza o DVF Awards que premia mulheres que realizam trabalhos para transformar a vida de outras mulheres. Nomes como o de Hillary Clinton e Oprah Winfrey já foram contempladas com o prêmio.

15) Sua fortuna está avaliada em aproximadamente US$ 1,6 bilhão. Diane assinou o projeto The Giving Pledge criado por Bill e Melinda Gates e Warren Buffet que pedem para que os bilionários destinem parte de suas fortunas para doação. Em 2013, Diane foi eleita uma das cem mulheres mais poderosas do mundo, pela revista Forbes.