Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Roupa masculina: conheça as tendências das semanas de moda de Londres, Milão e Paris

As semanas de moda masculina trouxeram às passarelas elementos femininos como saias, calças legging e flores. Mesmo assim, a cor azul é o grande destaque. Conheça as novidades e saiba quais tendências serão mantidas

Raquel Brandão e Juliana Cazarine Publicado em 02/07/2013, às 18h13 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Semanas de moda masculina - Foto-montagem
Semanas de moda masculina - Foto-montagem

A sensação pode ser de déjà vú, mas nas Semanas de Moda primavera-verão de 2014 de Londres, Milão e Paris o que se repete nos desfiles masculinos vem com a intenção de se consolidar, garantem os especialistas. “Não é mesmice. Para o homem,  você tem que reforçar! No caso da moda ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que emplaca’”, afirma Lula Rodrigues, jornalista e fashionista.

De olho nas ruas e na internet, as grifes têm apostado cada vez mais no visual casual para os desfiles masculinos. “Desde 2000, o grande destaque é o homem comum. Não existe nada que possa ser passado a limpo”, sugere Lula Rodrigues. De acordo com ele, o que se vê é a ‘gentlemania’, elementos elegantes e típicos do vestuário masculino, porém com descontração. “O homem nunca esteve tão colorido e despojado. Usa blazer sem forro, tem um lenço na carteira, punhos com botão ou abusa da sarja”, explica.

Homem ganha destaque no mundo da moda e fica mais fashion. Confira!

Ainda assim, a delicadeza do visual feminino ganhou espaço no vestuário dos homens. Os modelos riscaram as passarelas com saias, calças legging, bordados e diversas estampas. Em Londres, a coleção de Alexander McQueen, assinada por Sarah Burton, abusou do floral. Já em terras francesas, as flores ganharam espaço nos desfiles de Dries van Noten, e, em Milão, a grife de luxo Prada mostrou uma coleção com mix de flores bastante ousada.

Polêmica, a saia mostra que vem com tudo para ganhar os vestuário masculino. Nos desfiles de Paris, o americano Rick Owens, propôs saias com franjas, enquanto Raf Simons, à frente da direção artística da maison Dior, trouxe saias com calças curtas e camisas coloridas. Outra peça que se destaca é o macacão, conforme aponta o editor de moda, Fabio Paiva. “Em busca da praticidade, o homem corre atrás de um macacão para chamar de seu e a Trussardi apresentou um belo modelo.”

As calças mais curtas, na altura dos tornozelos, também estiveram presentes em várias coleções, como as dos italianos Ermanno Scervino e Giorgio Armani. A transparência foi outro elemento que entrou em cena. “As janelas geométricas com transparência ou aparecendo pele mesmo são de fazer qualquer mulher suspirar de inveja”, conta Paiva. Em matéria de estampas e padronagens “o xadrez ganha e a proposta da inglesa Vivienne Westwood traz contemporaneidade ao visual”, esclarece o stylist.

Para o calor do verão, “as sandálias de dedo e com tiras deixam o visual descontraído e fresh, atenção para a clássica Hermès, que dividem a cena com sapatos coloridos como os da Burberry”, indica Paiva. Segundo o consultor de moda, no que se trata de acessórios, as bolsas se consolidam como masculinas também.

“A jaqueta bomber com zíper - tipo os agasalhos esportivos dos universitários americanos - e de preferência estampada encabeçam o primeiro lugar da lista, do modelo Prada com estampa havaiana, ao mix floral do belga Dries van Noten”, diz Paiva. Mas o protagonista da estação é o azul. A cor esteve presente em todos os desfiles, nos mais diversos tons, especialmente o klein. “O azul deixará o verão 2014 mais solar. Os tons propostos pela Calvin Klein Collection foram de levantar qualquer visual.”

Os acessórios que roubaram a cena nos desfiles de Paris

O que você deve guardar da Semana de Moda de Paris Outono/Inverno 2013-2014

42 looks da Semana de Moda de Nova York que vão ganhar as ruas