CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Ícone da paz mundial, Nelson Mandela morre aos 95 anos

Após passar um período internado e em tratamento, Nelson Mandela morre em sua casa em Johannesburgo

CARAS Online Publicado em 05/12/2013, às 19h47 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nelson Mandela - Getty Images
Nelson Mandela - Getty Images

O Nobel da PazNelson Mandela faleceu nesta quinta-feira, 5, em sua casa em Johannesburgo, aos 95 anos. Ele estava em sua residência desde o dia 1º de setembro, quando foi transferido após passar cerca de três meses internado para tratar uma infecção pulmonar. A morte aconteceu às 8h50, horário da África do Sul. A notícia de sua morte foi confirmada pelo presidente do país.

“Nossa nação perdeu seu maior filho. Sua humildade, sua compaixão e sua humanidade sempre terá o nosso amor”, declarou o presidente Jacob Zuma em seu discurso transmitido pela televisão, informou o jornal New York Times.  

Nesta noite, aconteceu em Londres a première do filme Mandela – Long Walk of Freedom com a presença de Kate Middleton e príncipe William. Eles ficaram sabendo da morte do político no tapete vermelho. William chegou a declarar que a morte de Mandela é uma notícia “trágica e triste”.

Zindzi Mandela, filha do político, estava presente na première e foi avisada da morte do pai momentos antes do início do evento. De acordo com o tabloide Daily Mail, ela teve que receber ajuda para se sentar quando começou a chorar. Antes de saber da morte do pai, Zindzi falou sobre o lançamento do filme. “É algo que faz com que eu me sinta muito honrada, por tudo o que a minha família passou e o papel de meu pai foi relembrado”, afirmou.

+Famosos lamentam a morte de Nelson Mandela

Mandela é um ícone da luta contra a discriminação. Ele passou 27 anos na prisão depois de ser acusado de traição ao governo. Foi líder do Congresso Nacional Africano e venceu as eleições para presidente de 1994, primeira votação democrática da África do Sul.

Biografia

Rolihlahla Madiba Mandela é um importante político da África do Sul que lutou contra o sistema de apartheid – regime de segregação racial - no país.

Ele nasceu em um pequeno vilarejo e aos sete anos começou a frequentar a escola, onde recebeu o nome em inglês ‘Nelson’.

Por conta da sua luta contra o apartheid, no ano de 1962 Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 64 foi julgado e condenado a prisão perpétua.

Mandela permaneceu preso durante 26 anos, tornando-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul.

Com o aumento das pressões internacionais, em 1990 ele foi libertado. Mandela e o então presidente da África do Sul Frederik de Klerk dividiram o ‘Prêmio Nobel da Paz’.

Depois disso, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul e governou o país de 1994 a 1999. Com o fim de seu mandato, afastou-se da política e dedicou-se a sua vida para organizações sociais em prol dos direitos humanos.