CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Make-up: saiba quais são as cores certas para o seu tom de pele

Loira, negra, ruiva, morena, asiática: o maquiador Sadi Consati conta quais são as tonalidades mais indicadas para cada mulher. Confira as dicas e truques e arrase no make

Juliana Cazarine Publicado em 07/11/2014, às 18h15 - Atualizado às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Make-up: saiba quais são as cores certas para o seu tom de pele - Foto-montagem
Make-up: saiba quais são as cores certas para o seu tom de pele - Foto-montagem

A maquiagem faz parte da rotina de quase todas as mulheres, nem que seja só aquele batonzinho básico antes de sair de casa. E quando o assunto é make, tudo pode servir de inspiração: looks das passarelas, personagens de novelas, estações do ano, lançamentos de moda... Mas, antes de compor a maquiagem para ir ao trabalho ou à balada, toda mulher deve saber quais são as cores mais indicadas para sua pele, e não apenas seguir as tendências. Veja as dicas de Sadi Consati, maquiador, e arrase (sem medo) no make.

Negras: contraste e harmonia

Começando pelos olhos, “as sombras roxa, dourada envelhecida e verde-escura caem muito bem para as negras”, diz Sadi. Para completar, a máscara de cílios ideal é a preta. O rímel marrom é mais indicado apenas para “pentear” os cílios dessas mulheres. “A palavra de ordem é ‘contraste’, sempre, é claro, prezando pela harmonia”, afirma o maquiador.

Para colorir as maçãs do rosto, a mulher negra deve optar por blush terracota, bronze ou bronze com dourado. “Basicamente, cores com fundo avermelhado”, aconselha Sadi. Para combinar, os batons mais indicados variam entre os tons de chocolate. O vermelho encorpado também cai muito bem.

Evite: sombras com fundo branco, como prata e azul “céu”, blush rosa e batons vibrantes

Loiras: cores neutras e boca vibrante

A escolha da cor dos itens do make é ainda mais importante para as loiras porque, com a cor “errada” ou menos indicada, elas podem parecer pálidas, como diz Sadi: “tons amarelos e dourados ‘apagam’ o make e empalidecem a mulher.”

O rímel marrom cai muito bem com sombras em tons neutros, como champanhe e creme, rosa e lilás. “As loiras devem optar por sombras de cores claras e abertas”, sugere o maquiador. Os tons indicados para batom e blush não são muito diferentes. “Na boca, os tons de rosa e bege caem muito bem. Mas a loira também pode optar por um vermelho vibrante, que fica lindo”, diz Sadi. “Pêssego, lilás e rosa são as cores de blush dessa mulher”, completa.  

Evite: sombras douradas e prateadas, batom cobre e blush em tons avermelhados

Ruivas: tons castanhos e vinho nos lábios

A não ser que a ruiva queira montar um make exuberante, a máscara de cílios marrom também é a melhor para ela. Para dar uma corzinha nos olhos, as sombras mais indicadas são terracota, bronze acobreado, azul mais encorpado e bordô. “Não gosto de nada amarelado para esse tom de pele. O amarelo evidencia as sardas”, afirma o maquiador. A cor pêssego no blush também é adequada para as ruivas, assim como os tons castanhos. Nos lábios, “bordô, terracota e vinho são ótimas cores”, diz Sadi. “A ruiva já tem uma informação de cor no cabelo, portanto deve procurar cores de sejam harmoniosas para o make”, completa.

Evite: sombras, batons e blush de cores douradas ou arroxeadas

Asiáticas: brilho e cores quentes

“O tom de pele das asiáticas, em geral, é amarelado. Para compor um make harmonioso, ela deve usar cores que brilham e ‘quebram’ essa característica própria da cútis. O mesmo acontece com as morenas”, afirma Sadi. Para alcançar o efeito proposto, a asiática pode usar rímel preto e sombras e blush bronze, bronze com dourado ou laranja. Na boca, os melhores batons são quentes, laranjas ou vermelhos vibrantes.

Evite: batons escuros, sombra e blush com fundo branco

Morenas: look ‘caliente’ e bronzeado

A começar pelo rímel preto, as sombras douradas, inclusive dourado envelhecido, bronze, acobreado e azul vibrante são as mais indicadas. Para os lábios, quanto mais vibrante, melhor. “A morena pode usar tons quentes, como laranja e vermelho tomate, tranquilamente”, diz o maquiador. O toque final do blush deve ser em tons de bronze e laranja.

Evite:  sombras com fundo branco, batons escuros e blush rosa.

Dicas para todas as mulheres

Obviamente, a base deve seguir a tonalidade da pele. Mesmo entre as negras existem variações no tom de pele que devem ser respeitadas na escolha da base. O mesmo acontece com as loiras, asiáticas, ruivas e morenas. Para sair da rotina, as máscaras para cílios e os lápis de olho coloridos são ótimas opções. “Os dois não precisam ser da mesma cor, basta que combinem”, diz Sadi.