Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Banhos quentes: Veja os riscos e os benefícios para a pele

Dermatologista comenta que banhos entre 29°C a 37°C, considerados mornos, não fazem mal à hidratação da pele. Saiba mais

Luiza Camargo Publicado em 10/07/2015, às 12h16 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Banho - Shutterstock
Banho - Shutterstock

Todo ano, quando o inverno chega, a dúvida sobre os benefícios e danos dos banhos quentes, maior paixão da estação, invade a cabeça das mulheres, que desejam sempre estar com a pele saudável e sedosa. Naturalmente, por causa das temperaturas mais baixas, a pele fica mais ressecada. Por isso, os cuidados com a hidratação precisam ser redobrados.

“Nesta época, o ambiente fica mais frio e seco e com isso a pele fica mais desidratada pela perda de água, fazendo com que ela fique ressecada, fina e sem brilho”, explica Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Felizmente, os banhos, em uma temperatura morna, não são prejudiciais à saúde a e viscosidade da pele.

A pele tem uma camada natural de proteção, feita de água e gordura, que é retirada quando a água é muito quente. O banho morno, entre 29°C a 37°C, é agradável e não causa danos à pele. Mas o controle da temperatura da água não é tudo. Também é preciso evitar ficar debaixo do chuveiro por mais de 20 minutos”, indica a expert.

Todos os produtos usados nos banhos e após a ele devem ter mais ativos hidrantes para evitar o ressecamento.

O sabonete ideal é aquele que possui hidratante - substancias como: semente de uva, uréia, lactato de amônio. Usar sabonetes suaves, de glicerina ou com hidratantes, por exemplo, são outras dicas importantes. Após o banho, principalmente as pessoas com pele seca, devem aplicar hidratante. Pode ser em barra ou liquido ou até mesmo em mousse. Para as pessoas que tem pele oleosa, não se deve usar sabonete hidratante, pois a pele já se encontra oleosa e isto pode causar espinhas, deixando a pele ainda mais oleosa”, relvela Karla.

Felizmente, há tratamentos que apresentam melhores resultados nos dias gelados e em banhos quentes. É o caso da esfoliação.

O banho quente dilata os poros, por isso é ótimo para fazer esfoliação. Uma boa opção é usar saias de banho como esfoliantes, pois a pele fica mais macia após o banho e hidrata bastante. Evite bucha vegetal, pois ela retira a camada superficial da pele, removendo a oleosidade e ressecando a pele. Apesar de serem conhecidas por ajudar na esfoliação, seu efeito mais prejudica do que auxilia a beleza da pele”, afirma a dermatologista.