Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Personal gestante de Fernanda Gentil fala da rotina de exercícios das grávidas

Roberta Gabriel, personal trainer especializada em gestantes e pós-parto, revela como foi a rotina de exercícios da jornalista nos últimos meses de gestação e quais são as atividades indicadas para grávidas a partir do quinto mês; confira

Luiza Camargo Publicado em 05/08/2015, às 15h40 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Fernanda Gentil: rotina de exercícios na gravidez - Divulgação/Instagram
Fernanda Gentil: rotina de exercícios na gravidez - Divulgação/Instagram

Em poucos dias, Fernanda Gentil deve dar à luz seu primeiro filho, que vai se chamar Gabriel. Durante a gestação, a jornalista teve o acompanhamento da personal gestante Roberta Gabriel, especializada em planejamento de exercícios para gestantes e para o pós-parto. Em entrevista à CARAS Digital, a especialista afirmou que, no último trimestre da gravidez, os exercícios precisam ser mais tranquilos, mas a grávida não pode desistir deles.

No último trimestre da gestação, as grávidas ficam mais cansadas e menos dispostas. Por isso a Fernanda fez caminhadas orientadas para preparar o corpo para a chegada do bebê. A caminhada pode ser realizada todos os dias em que a mamãe se sentir disposta. Nessa fase, oriento no máximo 20 minutos por dia, pois o objetivo único é manter a grávida ativa e disposta para as suas atividades diárias".

Além do exercício aeróbico, Fernanda também fez pilates de solo, atividades aquáticas, como a hidroginástica, e ginástica pré-natal.

"O Pilates de solo é feito de 1 a 2 vezes por semana e tem como objetivo melhorar a postura e realizar um fortalecimento muscular de maneira suave e confortável. As atividades aquáticas podem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana também e objetivam controlar o ganho de peso.  Esse mix de exercícios na água proporciona maior conforto para a gestante - o que nos permite ter um treino mais 'intenso' mas sem impacto nas articulações (o que nessa fase é importantíssimo). Já a ginástica pré-natal é feita 2 vezes por semana. Essa atividade deve estar presente na rotina de toda futura mamãe. São exercícios que têm como objetivo preparar a mamãe para a chegada do bebê e para suportar as alterações posturais e fisiológicas ao longo da gestação e, principalmente, a volta da barriga”, afirma Roberta.

Assim como qualquer atividade física, a gestante também precisa ter alguns cuidados enquanto se exercita para não correr nenhum risco de machucar a si mesma ou o bebê.

" É preciso sempre estar monitorando os batimentos cardíacos, usar roupas leves e confortáveis, beber água a cada 20 minutos e manter os materiais ao alcance das mãos", comenta a personal.