CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / ARTISTA

Fúlvio Stefanini atinge 68 anos de carreira com peça sobre Alzheimer e reflete sobre etarismo: 'Desarmado'

Em entrevista à CARAS Brasil, Fúlvio Stefanini falou sobre interpretar personagem com Alzheimer em uma peça e relembrou sua trajetória na TV

Arthur Pazin e Mariana Krunfli

por Arthur Pazin e Mariana Krunfli

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 13/07/2023, às 07h30 - Atualizado em 07/10/2023, às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fúlvio Stefanini completou 68 anos de carreira artística - Foto: João Caldas/Divulgação
Fúlvio Stefanini completou 68 anos de carreira artística - Foto: João Caldas/Divulgação

Fúlvio Stefanini (83), que atingiu 68 anos de carreira na atuação, está em cartaz com a peça O Pai, na qual vive o protagonista André, que tem Alzheimer. Em entrevista à CARAS Brasil, o ator falou sobre interpretar o personagem, relembrou sua trajetória na TV e refletiu sobre etarismo: "Desarmado".

"Até a palavra [etarismo] também está na moda. O que acontece é que quando você faz uma peça de teatro como a nossa, de alguma forma ela consegue modificar em algum momento a cabeça das pessoas, porque ela nos forma do ponto de vista emocional", destacou. Fúlvio Stefanini explicou que, além de emocionar o público, a peça também gera identificação entre os espectadores: "As pessoas se apaixonam por aquele pai quem tem o mesmo problema que parentes, elas se identificam".

O artista ainda destacou que, para interpretar o personagem com Alzheimer na peça, precisou se aprofundar em pesquisas sobre a doença: "Quando fomos para o primeiro ensaio, fui completamente desarmado [...] não sabia nada do ponto de vista cientifico da doença, mas é claro que para você entregar um espetáculo com este tipo de problema para a plateia, você tem que entregar o mais próximo possível da realidade".

Leia também: Fúlvio Stefanini relembra sofrimento com internação e abre o jogo sobre TV e redes sociais

"Desde o primeiro minuto da carreira até hoje, tenho uma sensação de que passou muito rápido, embora sejam 68 anos, o que não é pouco. Quando comecei minha carreira na TV, estava engatinhando. A gente não tinha muita consciência disso, sabia que era forte, mas não sabia que ia assumir a importância que assumiu na vida das pessoas. Tinha 15 anos, era ingênuo, não sabia como as coisas eram. A partir daí, não parei mais e passei por todas as fases da TV, branco e preto, a cores, tecnologia, digital, tudo", declarou Fúlvio Stefanini sobre seus 68 anos de carreira.