CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

KETCHUP LIGHT

Redação Publicado em 25/02/2008, às 17h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
KETCHUP LIGHT
KETCHUP LIGHT
Muitos pensam em ketchup, aquela pasta vermelha obrigatória em hambúrguer e cachorro-quente, como sendo de origem norteamericana. De fato, por volta de 97% deles o têm na cozinha, mas o molho, quem diria, foi criado na China. Nem sempre é vermelho. E nem sempre é de tomate. A palavra sequer é consenso na língua inglesa. A mais comum é ketchup, mas se encontram também catchup e catsup. Até a Food and Drug Administration (FDA) - entidade que controla limentos e remédios nos Estados Unidos -, ao definir o que é ketchup, admite as outras formas ortográficas. Diz que qualquer produto denominado ketchup, catsup ou catchup deve ser um molho de tomate cozido e drenado, ao qual se juntam vinagre, açúcar, sal, cebola ou alho e especiarias como canela, cravo, pimenta-da-jamaica, noz-moscada, gengibre e pimenta-de-caiena. A teoria mais popular é de que ketchup, catsup e catchup derivam de ke-tsiap, molho em conserva feito de peixe ou molusco popular na China séculos atrás. Chegou à Europa no século XVII e ganhou o mundo. Embora no Brasil haja ketchup até de goiaba, hoje não se pode imaginá-lo sem o tomate. Sua fórmula básica é simples: o peso final deve equivaler a um quarto do peso dos tomates usados. Contém 1,5% de ácido adicionado e 20% de açúcar. É exatamente no teor de açúcar que as fórmulas light mexem. Para manter a doçura e reduzir calorias, o ingrediente mais calórico da receita, a sacarose, é substituído por adoçantes artificiais. Hoje entra até em pizza. Na versão light, o sabor agridoce é o mesmo, com a vantagem de ser até 50% menos calórico. Pode ser usado como tempero de outros molhos para carne assada e churrasco, molhos com maionese para salada, bolos de carne e pratos agridoces com ave ou camarão.

Saúde

É ruim para Pessoas com distúrbios gástricos e intestinais, pois é muito temperado; e quem tem intolerância ao gluten, proteína do trigo - algumas marcas trazem o cereal na composição. É bom para Quem come muito ketchup e está com excesso de peso; portadores de diabetes, que não podem consumir sacarose; e como anticancerígeno, pelo fato de que contém licopeno.

Ficha técnica

100 g de ketchup light contêm: Calorias - 50 Proteínas - 1,52 g Carboidratos - 10 g Vit. B1 - 0,089 mg Vit. B2 - 0,073 mg Vit. B6 - 0,175 mg Niacina - 1,37 mg Vit. E - 2,02 mg Cálcio - 19 mg Cobre - 0,206 mg Ferro - 0,702 mg Magnésio - 22 mg Fósforo - 39 mg Potássio - 481 mg Sódio - 910 mg Zinco - 0,23 mg

Como se escolhe

Pode se encontrado facilmente tanto nos supermercados como nas mercearias, junto com os outros tipos ou na seção de alimentos dietéticos. Observe sempre o prazo de validade e se a embalagem está bem lacrada. Se a embalagem for de plástico, veja se não está estufada e se não existem sinais de vazamento na tampa. Certifique-se de que o rótulo apresenta todos as informações necessárias, como os dados do fabricante, o valor nutricional e os ingredientes. Os ketchups lights não possuem uma fórmula padronizada. Assim, confira atentamente os ingredientes e o valor calórico e compare várias marcas. Pode haver aditivos e adoçantes diferentes de uma para outra.

Como se prepara

Você pode preparar ketchup light em casa. Faça assim: numa panelinha, misture 155 g de extrato de tomate, o adoçante que possa ir ao fogo equivalente a 4 col. (sopa) de açúcar, 6 col. (sopa) de água, 2 col. (sopa) de vinagre, 1/4 de col. (chá) de mostarda preparada, 1/4 de col. (chá) de canela em pó, uma pitada de cravo em pó e uma pitada de pimenta-da-jamaica. Leve ao fogo. No momento em que começar a ferver, incorpore 1 col. (chá) de maisena diluída em 2 col. (sopa) de água. Ferva até atingir a consistência desejada. Retire. Guarde em um vidro aferventado. Tampe bem e mantenha na geladeira por até 1 semana. Rende cerca de 1 xíc. Agite bem antes de usar.

Minha receita

Paulinho Serra (ator, do grupo teatral Deznecessários)Paulinho Serra (ator, do grupo teatral Deznecessários) Este Sanduíche Tex Peru com molho de ketchup é uma receita do chef Arnaldo Alves, do Pueblo Bar (SP). Faça o molho. Bata no liquidificador 100 g de pimenta dedo-de-moça com 3 tomates sem semente, 1 alho, sal, 1 folha de louro e azeite. Cozinhe até tornar-se espesso. Reserve. Pique 1 tomate em cubos. Regue com azeite e tempere com orégano e sal. Asse por 2 horas em fogo baixo. Reserve. Monte o sanduíche. Passe maionese em 2 tortilhas. Em uma delas, ponha 5 fatias de peito de peru, 100 g de mussarela de búfala, tomate assado, orégano e 3 azeitonas. Cubra com a outra tortilha. Asse a 180 graus por 5 min. Sirva com molho de pimenta.