Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Publicidade / Juntas Contra Vazamentos

Quiz do sono: descubra o que não te deixa dormir e saiba como minimizar o problema

O que você faz e come antes de dormir pode atrapalhar a sua noite de sono. A seguir, descubra como a sua rotina interfere na forma como você dorme

CARAS Digital Publicado em 25/09/2014, às 15h17 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Quiz do sono: descubra o que não te deixar dormir e saiba como minimizar o problema - Shutterstock
Quiz do sono: descubra o que não te deixar dormir e saiba como minimizar o problema - Shutterstock

A qualidade do seu sono determina a sua disposição para encarar as tarefas do dia a dia. Uma rotina agitada e até o que você faz antes de dormir podem prejudicar a qualidade do seu sono. E para dormir melhor, você precisar descobrir o que não te deixa dormir tranquilamente a noite toda. A seguir, responda o nosso 'Quiz do Sono' para entender como melhorar as suas noites.

1.  Você tem uma entrevista amanhã de manhã. Como você se sente na noite anterior?

a) Nervosa e agitada. Parece até que é a primeira vez que eu faço uma entrevista de emprego!
b) ESTRESSADA! Minha cabeça está a mil!
c) Mais tensa que uma barra de ferro.

2.  Como você gosta do seu quarto?

a) Parece um casulo à noite – preciso do mínimo possível de barulho e luz, ou não consigo dormir.
b) Meu quarto é tipo uma balada... não faz muita diferença onde estou, já que estou sempre ligada no 220V.
c) Como qualquer outro cômodo da minha casa, tanto que estou sempre trabalhando ou até me exercitando nele.

3.  Falando de gadgets e aparelhos eletrônicos, você fica…?

a) Sempre grudada no meu celular e computador. Fico perdida sem eles!
b) Nervosa se meu celular não está por perto, mesmo na hora de dormir. Preciso de alguma coisa à mão pra anotar aquelas ideias brilhantes que sempre aparecem quando estou caindo no sono.
c) Tensa se vejo um eletrônico a menos de 1 metro da minha cama. Já tenho problemas o suficiente para dormir.

4.  O que tira o seu sono?

a) Sentir frio ou calor.
b) Ficar pensando no meu trabalho, família, coisas pra comprar, dívidas pra pagar. Várias coisas passam pela minha cabeça antes de dormir.
c) Quando minha mente está pronta para descansar, mas meu corpo ainda está acordado. Será que ele não percebe que está na hora de desligar?

5.  Você se movimenta muito durante a noite?

a) Fico praticamente dançando tango deitada na cama até encontrar uma posição confortável.
b) Fico me virando eternamente até conseguir dormir
c) Na verdade não, fico bem parada na maior parte do tempo, estou sempre tensa

6.  Você está menstruada – como isso afeta o seu sono?

a) Fico com muito calor e não consigo me sentir confortável na cama... socorro!
b) Fico me virando a noite inteira e me preocupo muito com vazamentos.
c) Tenho muitas cólicas, então nunca consigo dormir tranquilamente.

7.  Como é a sua rotina antes de dormir?

a) Fico assistindo TV ou conversando com amigos/namorado(a). 
b) Trabalhar, trabalhar e trabalhar mais um pouco. Pensou “workaholic”? Sou eu!
c) Malho rapidinho e depois engulo o jantar – nunca tenho muito tempo.

Maioria A: Rainha da Quietude e Calmaria

Você se incomoda facilmente com estímulos externos, como luz e barulho, que podem atrapalhar uma noite de sono tranquilo. Para sentir-se descansada no dia seguinte, você precisa de tranquilidade e calmaria. Transforme o seu quarto em um paraíso do sono: um ambiente escuro e tranquilo, com temperatura agradável, que pode ajudar o sono a chegar. Você pode usar uma máscara de dormir para diminuir o efeito da luz e tampões de ouvido para diminuir o impacto de estímulos externos. Use um cobertor aconchegante, que seja leve e não tão quente.

A decoração do quarto também influencia a qualidade do seu sono. Para ter uma noite agradável, use cortinas pesadas, escolha cores escuras para quarto e, baseada em seu estilo, prefira móveis de cores quentes e priorize a boa circulação na hora de decorar o ambiente. 

Maioria B: A Pilhada

Você está sempre ligada e as suas preocupações dominam sua mente na hora de dormir. Para aproveitar melhor suas noites de sono, você precisa acalmar a sua mente após um dia estressante. Comece a relaxar duas horas antes de dormir e estabeleça uma rotina calma antes de ir para a cama: pare de trabalhar e faça uma breve caminhada; tome um banho quente ou faça uma massagem; desligue a TV uma hora antes de dormir; e leia, ouça músicas tranquilas ou faça outra atividade leve 30 minutos antes de ir para a cama. Dessa forma, você consegue relaxar mental, emocional e fisicamente antes de adormecer. 

Maioria C: Seu Corpo É Seu Templo

O estado do seu corpo é a parte mais importante do seu sono. Significa que a maneira como você se sente tem efeito direto sobre a qualidade do seu sono. Como outros distúrbios, desconforto e dor podem limitar a profundidade do seu sono e te fazer dormir pouco e mal. Para minimizar o problema e ter uma noite tranquila de sono, experimente mudar a sua rotina: tome um banho quente e demorado, que te trará sonolência por alterar a temperatura natural do seu corpo; relaxe com fragrâncias como lavanda ou jasmim, que acalmam e tranquilizam; faça um jantar rico em carboidratos, com massa, batata ou arroz, que saciam a fome rapidamente e diminuem o tempo que você leva para adormecer, além de te fazerem dormir profundamente; e faça sua última refeição duas horas antes de dormir.

Independentemente da qualidade do seu sono, durante o período menstrual, experimente o novo absorvente Always Noites Tranquilas Hiper Longo, que tem nove vezes mais cobertura traseira e elimina o risco de vazamentos duranete a noite, que é hora mais necessária. Assim, você pode ter uma noite tranquila e ficar 100% disposta no dia seguinte!